XXVI Brigada Sul-Americana de Solidariedade a Cuba

18/08/2018 14:58

 

XXVI BRIGADA SUL-AMERICANA (23 de janeiro a 07 de fevereiro DE 2019)

Aos amigos e amigas de Cuba
Nunca se fez tão necessária a solidariedade ao povo cubano. Por isso, conclamamos os amigos de Cuba a participarem da XXVI Brigada Sul-Americana que contará com a presença de diversos povos irmãos da América do Sul. 
A valente rebeldia cubana contra o domínio dos EUA e seus capachos na Ilha Caribenha tem início com o Assalto ao Quartel Moncada, em 26 de julho de 1953, quando o advogado Fidel Castro, junto com 165 homens, executou esta ação, cuja intenção era armar a população e tomar o poder. Exilado no México, depois de anistiado em 1955, Fidel organizou um grupo de 83 revolucionários e retornou a Cuba no barco Granma. Iniciou-se, em fins de 1956, a guerrilha em Sierra Maestra e outras regiões. Em 01 de janeiro de 1959, a vitoriosa Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos, Raul Castro, Haydée Santamaría, Célia Sanchéz e Vilma Espín, derrotou o ditador apoiado pelos EUA, o militar Fulgêncio Batista contrariando os interesses estadunidenses e da classe rica cubana. Iniciou-se assim, a construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e igualitária.
A seguir, no final de 1960, a mais poderosa nação imperialista do planeta decretou um cruel bloqueio político, econômico e financeiro contra a pequena Ilha Caribenha. Já passaram quase 60 anos e, até hoje, países que ousarem negociar com Cuba sofrem sanções dos EUA.
A tentativa de invasão à Baia dos Porcos, por forças paramilitares anticastristas, estimulada e financiada pelo governo dos EUA, John Kennedy, em abril de 1961, foi derrotada pelo povo cubano unido fortalecendo a construção do socialismo nas décadas subsequentes.
Após 1991, com o fim da URSS e a derrocada do mundo socialista, Cuba passa pelo chamado período especial, pois comercializava praticamente só com os países alinhados à URSS. O heroico povo cubano superou o Período Especial e tem resistido ao Bloqueio. Encontrou no turismo e na exportação de sua avançada medicina formas econômicas de sobrevivência. 
Em julho de 2006, em razão de problemas de saúde, Fidel Castro foi afastado da presidência nacional. Seu irmão, Raúl Castro assumiu o cargo de presidente. O novo governante de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, professor universitário e político cubano, assumiu em 19 de abril de 2018. Ele tomou posse em um momento delicado: a Venezuela, nação amiga, que tem fornecido petróleo, hoje enfrenta grave crise econômica.
A atual crise econômica mundial é decorrente do avassalador aprofundamento do capitalismo. A barbárie não é mais uma ameaça e sim realidade. Os mais ricos, 1% da população mundial, controlam os 99% mais pobres. Por isso, hoje mais do que nunca, a solidariedade a Cuba é imprescindível. 
Solidariedade não se bloqueia

As inscrições para a XXVI Brigada Sul-Americana estão abertas até o dia 10 de dezembro de 2018. O tempo é curto.
Faz-se necessário uma intensa divulgação para angariarmos um bom número de brigadistas brasileiros e lograrmos êxito.

Saudações fraternas
Coordenadora Estadual da XXVI Brigada Sul-Americana Maria Antonieta Simões

Contatos:
Antonieta (coordenadora estadual da Brigada) - 99823-2333 
e-mail: majasimoes@gmail.com
Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro - Avenida 13 de Maio, 23, Rio de Janeiro -RJ 
ACJM-RJ - (21)2532-1335