Universidades cubanas modernizam tecnologia

07/08/2009 01:53

HAVANA, Cuba, 05 (ACN) - Todas as universidades pertencentes ao Ministério de Educação Superior (MES) em Cuba, substituirão por tecnologia avançada a instalada entre os anos 60 e 80.

 

Nos planos está a reposição de equipamentos para o ensino da física, química, biologia, eletricidade, mecânica, materiais da construção, eletrônica e outras.

 

Em declarações publicadas hoje no jornal Granma, Onel Martínez, diretor comercial do sistema empresarial do MES, junto com Arturo López-Calleja e Leonides Jorge Cárdenas, e outros especialistas explicaram que já estão montados ou foram embarcados da China 1.100 microscópios.

 

Também foram adquiridos nesse país asiático módulos automatizados para as práticas de circuitos elétricos, centrífugas, máquinas universais de ensaio para tração, compressão e torção dos materiais, e laboratórios de minas ou de análise instrumental.

 

“Nestes quatro anos (2005-2008) conseguimos dispor de 15 laboratórios e investir quase 10 milhões de dólares. Tem sido um programa escalonado. Talvez sejam necessários outros seis anos para completar o programa”, explicou Miriam Alpízar, vice-ministra do referido organismo educacional.

 

Agência Cubana de Notícias