Universidade de Informática cubana gradua mais de 1.600 novos engenheiros

12/07/2009 19:04

HAVANA, Cuba, 08 jul (ACN) - Nesta terça-feira foi o ato de graduação de cerca de 1.600 novos profissionais da Universidade de Ciências Informáticas (UCI). O evento, o terceiro na história deste colégio, esteve dedicado ao 50º Aniversário do Triunfo da Revolução Cubana e aconteceu no teatro Karl Marx de Havana.

 

Os recém-formados enviaram um quadro ao líder histórico da Revolução Cubana Fidel Castro, artífice intelectual dessa universidade, concretizada através do chamado Projeto Futuro.

 

Boris Moreno, vice-titular do ministério da Informática e as Comunicações, e Melchor Gil, reitor desse centro de altos estudos, destacaram o compromisso com a informatização da sociedade cubana dos cerca de cinco mil jovens formados na UCI.

 

Por seus excepcionais resultados, os alunos Alién García, Alexander Rodríguez e Reinier Tan Matamoro, pertencentes às províncias de Ciego de Ávila, Cidade de Havana e Camagüey, respectivamente, obtiveram o certificado de Homem do Futuro.

 

Eles e outros 27 receberam o Prêmio Mella devido à integralidade de suas trajetórias estudantis e cerca de 350 graduados mereceram títulos de ouro.

 

Também estavam presentes no ato, Pedro Sáez, primeiro secretário do Partido na Cidade de Havana, Miguel Díaz Canel, ministro de Educação Superior, Ena Elsa Velázquez, ministra de Educação, entre outros dirigentes das organizações políticas e estudantis.

 

Com a participação ativa dos alunos, a UCI desenvolve mais de 190 projetos de aplicações informáticas que abarcam numerosas esferas da economia e a sociedade.

 

Agência Cubana de Notícias