Um festival de cinema para ver com os olhos da América Latina

07/12/2019 14:13

A 41ª edição do Festival Internacional de Novo Cinema Latino-Americano, dedicada ao centenário de Santiago Álvarez, aos 60 anos do Icaic e os 60 anos da Revolução Cubana, começou na noite da quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Karl Marx

O festival de cinema que todos os anos faz de Havana um centro de histórias de qualquer recanto da América Latina e do mundo, começou na noite desta quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Karl Marx. A 41ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, dedicada ao centenário de Santiago Álvarez, aos 60 anos do Icaic e aos 60 da Revolução Cubana «insiste em apresentar obras que abordem questões como a vida e os desafios enfrentados pelos povos nativos, a memória histórica do continente, as reivindicações em torno dos direitos das mulheres, as enormes batalhas travadas nos campos da cultura e da sociedade», disse Iván Giroud, presidente desta reunião de cinema, nos comentários de abertura.

Participaram do evento a sr.ª Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, e Alpidio Alonso Grau, ministro da Cultura de nosso país. «Mais do que nunca, precisamos desses olhos que veem, desses olhares nítidos dos cineastas», disse Audrey Azoulay, referindo-se à realidade que o mundo está experimentando hoje, principalmente na América Latina.

Pela primeira vez em uma edição do Festival, foi apresentado o Ballet Nacional de Cuba, com a interpretação de Quebra-Nozes, coreografia de Alicia Alonso, que foi homenageada. Outro momento importante da noite foi a apresentação do Coral de Honra ao diretor e roteirista cubano Manuel Pérez Paredes, por sua contribuição ao trabalho de várias gerações de cineastas cubanos. O momento mais esperado veio com a exibição do filme de ficção La odisea de los giles, do diretor Sebastián Borensztein. Os protagonistas do filme, Ricardo Darín e Ricardo (Chino) Darín, juntamente com Morena Fernández, produtora da peça, compareceram à inauguração, felizes em ver seu filme com este «povo maravilhoso».

Fonte: Granma
https://pt.granma.cu/cultura/2019-12-06/um-festival-de-cinema-para-ver-com-os-olhos-da-america-latina

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.