René González consegue autorização para viajar a Cuba

20/03/2012 18:46

O cubano René González - um dos cinco antiterroristas que foi preso nos Estados Unidos por tentar evitar atentados contra seu país - poderá voltar à ilha. Apesar de já ter cumprido a sua pena, desde outubro de 2011 René foi colocado em liberdade supervisionada e impedido de regressar à sua terra. Agora, ele recebeu uma autorização para ir a Cuba, onde poderá passar duas semanas para visitar seu irmão, que está doente.


Na tarde desta segunda (19), a juiza Joan Lenard, responsável pelo caso dos cinco cubanos, aprovou o pedido apresentado pelo advogado de René, Philip R. Horowitz, para que ele possa visitar o irmão, Roberto González, que sofre de um câncer pulmonar.

A promotoria dos Estados Unidos havia a princípio se oposto a conceder esta permissão de viagem, sob o argumento de que o agente poderia receber "novas instruções de espionagem". A juiza, contudo terminou ordenando que a visita ocorra, sob um grupo de condições.

Em essência, René deve obter todas as permissões necessárias para ir a Cuba por parte do governo dos Estados Unidos, deve entregar o itinerário detalhado da viagem, sua localização em Cuba e informação de contato no país, assim como precisará de reportar, por telefone, aos seu oficial probatório.

A juíza deixou claro que todas as condições da liberdade supervisionada de René permanecem inalteradas e que ele tem que regressar aos EUA após duas semanas.

Desde que o pedido de viagem foi apresentado, o advogado de Gonazáles e personalidades políticas se comprometeram em assegurar que ele voltará aos Estados Unidos assim que visitar seu irmão.

Com agências