Relato: A Mulher na Luta pelo Socialismo

21/03/2019 17:00

No dia 20 de março, ocorreu na sede Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro a mesa “A Mulher na Luta pelo Socialismo”, com participação de Carmen Diniz (Comitê de Solidariedade a Cuba), Dani Ramos (Movimento de Mulheres Olga Benario) e Lena Monteiro (Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro).

A mesa foi aberta por Lena Monteiro, que apresentou o histórico de organização das mulheres em Cuba, destacando nomes como Celia Sánchez, Haydée Santamaría, Vilma Spín e Mariana Grajales.

Dani Ramos traçou alguns dos principais desafios que move o movimento feminista na contemporaneidade e sublinhou o recorte classista, marxista, do feminismo, distinguindo-o de outras correntes: radical, liberal e interseccional.

Carmen Diniz apresentou questões relativas à luta feminista presentes no interior da Federação de Mulheres Cubanas e no seio da sociedade cubana. Destacou, também, os avanços alcançados acerca de temas caros para as mulheres após o triunfo da Revolução em Cuba, como aborto, presença no parlamento e combate à violência doméstica.

Este foi o segundo debate promovido pelo Coletivo de Mulheres da Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro.