Raúl participou das honras funerárias de Armando Hart

03/12/2017 12:31
Photo: Estudio Revolución

O presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, general-de-exército Raul Castro Ruz, marcou presença na segunda-feira, 27 de novembro, de manhã, na sede do Centro de Estudos Martianos, nas honras funerárias do lutador revolucionário Armando Hart Davalos, uma figura essencial em nossa história.

Às dez horas da manhã, o presidente cubano, acompanhado por outros membros do Bureau Político, liderou a última guarda de honra a quem foi um fervoroso martiano e fidelista, que desde uma idade muito jovem colocou sua vida ao serviço da Pátria.

No salão Bolívar dessa instituição, lotado de familiares, amigos, companheiros de luta e trabalho, as notas do hino nacional foram ouvidas e um toque de silêncio estarrecedor.

As palavras centrais da homenagem póstuma foram proferidas pelo primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, que evocou a valente vida de Hart, bem como o extraordinário exemplo de lealdade, espírito de sacrifício, firmeza e apego absoluto aos princípios, que legou ao presente e às gerações futuras.

«O sentido martiano da ética sempre orientou seu comportamento, sempre transparente, sempre implacável contra aqueles que usaram a pátria como um pedestal», disse Díaz-Canel.

O primeiro vice-presidente também se referiu à sua carreira como ministro da Educação do primeiro gabinete revolucionário, de onde dirigiu a Campanha de Alfabetização e o admirável trabalho educacional que transformou nosso país.

«Uma década depois — disse — assumiu a criação do recém-criado Ministério da Cultura, «onde corrigiu erros, restaurou a comunicação com a vanguarda intelectual, promoveu a educação artística e criou um sistema institucional que tornou as pessoas protagonistas de eventos culturais».

Em sua última etapa de trabalho, ele se dedicou a uma de suas paixões centrais: o estudo e a divulgação da vida e obra de José Martí, pois «ele estava convencido de que em Martí a ideologia cubana de emancipação, justiça e antiimperialismo atingira seu ponto mais alto».

«Até o último de seus dias, ele foi um lutador intelectual e político incansável», disse Diaz-Canel. Por essa razão «a morte não é verdade quando o trabalho da vida foi bem cumprido. A essa frase de Martí, Hart acrescentaria Até a Vitória, Sempre!».