Preparativos para Brigada de Luta contra o Terrorismo Midiático

15/07/2010 16:37

"Já faz alguns anos que se observa a ofensiva na Internet contra os povos que lutam pela sua liberdade. A web já se transformou em novo cenário de luta, e os primeiros meses deste ano de 2010 puseram em evidência o emprego destas novas tecnologias contra Cuba mediante uma campanha midiática feroz nas quais sobressaem a mentira, a traição e a desonra".

É para tentar reverter esta situação, descrita em convocatória, que o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), convoca a população, veículos de comunicação e demais entidades a participarem da primeira edição da Brigada Mundial de Luta contra o Terrorismo Midiático, que se realizará nas cidades de Holguín e Havana, em Cuba, entre os dias 15 e 28 de novembro deste ano. Para os interessados em participar deste momento, a inscrição deve ser feita até 10 de outubro.


O objetivo do evento é fortalecer a mídia do país e demais setores da sociedade cubana, e também analisar o caso dos Cinco Heróis Cubanos presos nos Estados Unidos, há mais de dez anos, acusados de terrorismo. "Todos os povos tem sofrido o assédio moral midiático. Hoje, o combate é ainda mais amargo. É necessário fazer frente com mente fria e coração ardente, de forma coordenada e com a caneta na mão", afirma o Instituto Cubano.


A programação inclui visitas, intercâmbios e conferências relacionadas com o tema dos meios de comunicação em Cuba, os desafios desta batalha e a projeção de acordos para fortalecer a colaboração entre todos os participantes. Ao todo são seis noites no Acampamento Internacional Julio Antonio Mella (CIJAM), no município de Caimito, à 45 quilômetros da Cidade de Havana, e 6 noites na província de Holguín, durante a realização do VI Colóquio.

 

Aproveitando a mobilização, será realizado o VI Colóquio pela Liberdade dos Cinco Heróis Cubanos presos nos Estados Unidos. Este programa prevê um workshop com os meios de comunicação participantes como uma das sessões de trabalho mais importantes. Mais informações em: https://www.icap.cu/


Fonte: www.adital.com.br