Prêmio Nobel de Literatura defende os Cinco

19/02/2010 19:00

HAVANA, Cuba, 18 fev (ACN) - A Prêmio Nobel de Literatura de 1991, a sul-africana Nadine Gordimer, de visita a Cuba como convidada à 19ª Feira Internacional do Livro, leu no Centro de Imprensa Internacional uma carta de protesto pela libertação dos Cinco heróis cubanos enviada ao presidente Barack Obama.

Gordimer, denunciou os maus-tratos psicológicos pelos quais passam as mães e esposas dos Cinco desde que há 11 anos foram presos injustamente Gerardo, René, Ramón, Antonio e Fernando. “Semelhante crueldade é inaceitável”, disse a escritora que revelou confirmar em primeira mão o drama destas famílias cheias de dignidade e firmeza, pois se reuniu antes com elas.

“Peço ao governo do presidente Obama a imediata libertação dos Cinco e faço um chamamento aos cidadãos do mundo todo, é hora de pôr fim à tormenta que vivem estes heróis cubanos”, salientou a escritora, depois de mencionar na carta as arbitrariedades das condenações, as manipulações cometidas nos julgamentos e nos processos de apelação.

Durante o encontro também levantou a voz a favor dos Cinco, Rask Morakabe, prisioneiro político do apartheid sul-africano, quem confessou sentir sensibilidade especial pelos Cinco, afirmando que “na África do Sul os respeitamos muito porque sofremos durante décadas o encarceramento de Mandela e da mesma forma que desenvolvemos a campanha para sua libertação, cremos que vamos conseguir a libertação dos Cinco”.

Ao clamor por justiça para os heróis cubanos também juntou-se Emir Kusturica, cineasta e músico da Sérvia, que recentemente se pronunciou em Neuquén, Argentina, a favor da solução do caso e exigiu do presidente norte-americano a anulação das penas.

Agência Cubana de Notícias