Parlamento cubano conclama a multiplicar luta pelos Cinco

16/06/2009 15:28

HAVANA, Cuba, 15 jun (ACN) - A Presidência do Parlamento de Cuba conclamou hoje a multiplicar a luta pela liberdade dos Cinco heróis cubanos, cujo caso teve a revisão rejeitada pela Suprema Corte dos EUA nesta segunda.

 

ACN transmite a seguir, a texto da Declaração da Presidência da Assembléia Nacional acerca desse assunto:

 

A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou hoje, sem mais explicações, sua decisão de não revisar o caso de nossos Cinco colegas injustamente encarcerados naquele país por lutarem contra o terrorismo anticubano patrocinado pelos governantes norte-americanos. Os juízes fizeram o que lhes pediu a administração de Obama.

 

Apesar dos sólidos argumentos esgrimidos pelos advogados da defesa ante as evidentes e múltiplas violações legais cometidas durante todo o processo, e desconhecendo o apoio universal a esta petição, expressado em uma número sem precedentes de documentos de amigos da Corte, entre eles, 10 prêmios Nobel, centenas de parlamentares e numerosas organizações de juristas internacionais e norte-americanos e de destacadas personalidades políticas e acadêmicas, a Suprema Corte recusou o caso, ignorando o apelo da Humanidade e sua obrigação de fazer justiça.

 

Mais uma vez manifesta-se a arbitrariedade de um sistema corrupto e hipócrita e sua cruel sanha para com nossos Cinco irmãos.

 

Nossa luta até conseguir sua libertação não diminuirá nem um instante. Agora é o momento de reforçar nossas ações, sem deixar nem um só espaço por cobrir nem uma só porta por tocar.

 

Estamos seguros que Gerardo, Antonio, Fernando, Ramón e René continuarão, como o fizeram durante estes quase 11 anos, encabeçando esta batalha.

 

Ante a infame decisão Gerardo Hernández Nordelo declarou:

 

"Baseado na experiência que temos tido, não me surpreende a decisão da Suprema Corte. Não tenho nenhuma confiança no sistema de justiça dos Estados Unidos. Já não fica nenhuma dúvida que nosso caso tem sido desde o princípio um caso político porque não só tínhamos todos os argumentos legais necessários para que a Corte o revise, mas que contamos com o crescente apoio internacional refletido nos Amicus apresentados à Corte em nosso favor. Reitero o que disse faz em um ano atrás, em 4 de junho de 2008, que enquanto fique uma pessoa lutando fora, nós seguiremos resistindo até que se faça justiça".

 

A luta deve multiplicar-se até obrigar o Governo norte-americano a pôr fim a esta monstruosa injustiça e devolver-lhes a liberdade a Gerardo, Ramón, Antonio, Fernando e René.

 

Presidência da Assembléia Nacional do Poder Popular

15 de junho de 2009

 

Agência Cubana de Notícias