Para driblar bloqueio, Cuba desenha e fabrica novos respiradores para combate ao coronavírus

22/05/2020 14:44

Como o bloqueio econômico impede o país de adquirir grande quantidade de equipamentos, pesquisadores do Centro de Neurociências de Cuba criaram seus próprios equipamentos, para poder tratar os casos de covid-19

A dificuldade em conseguir respiradores artificiais para tratar casos de covid-19 é um dos grandes problemas cubanos no combate à pandemia. No entanto, a excelente estrutura de saúde do país tem encontrado formas de superar essas dificuldades.

Um dos exemplos que mostram essa realidade é o fato de que os pesquisadores do Centro de Neurociências de Cuba desenharam um novo tipo de respirador artificial, que já está sendo fabricado no país, para serem usados no tratamento de pessoas infectadas pelo vírus SARS-CoV-2.

Apesar dos poucos recursos tecnológicos disponíveis, Cuba conseguiu fabricar algumas dezenas de unidades do novo respirador, graças a alguns componentes eletrônicos enviados pela China, um dos poucos países do mundo que mantém relação comercial com a ilha socialista.

Segundo Francisco Durán, diretor do Departamento de Epidemiologia do Ministério de Saúde Pública de Cuba, “atualmente temos 225 casos ativos, e menos de 10 são considerados graves, desses que requerem ventilação mecânica, mas não podemos nos descuidar e devemos estar preparados para uma maior demanda, caso esse cenário aconteça no futuro”.

Os números da pandemia em Cuba continuam sendo melhores que na maioria dos países do mundo. O país tem 1,9 mil casos totais registrados, com 80 mortes e 1,6 mil pacientes já recuperados.

Fonte: Revista Fórum
https://revistaforum.com.br/coronavirus/para-driblar-bloqueio-cuba-desenha-e-fabrica-novos-respiradores-para-combate-ao-coronavirus/