ONU exalta programa cubano de luta contra a AIDS

31/01/2012 00:11

País possui a menor taxa de infecção de HIV em toda a América Latina.


O conselheiro chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Carlos Cortes Falla, elogiou os resultados obtidos por Cuba na prevenção do vírus da AIDS. Segundo Cortes, o país possui a menor taxa de infecção de HIV em toda a América Latina.

Cortes comentou a atuação cubana na área durante o 6º Congresso de Educação, Orientação e Terapia Sexual, realizado em Havana entre terça (24/01) e sexta-feira (27). Para o representante da ONU (Organização das Nações Unidas), o desempenho cubano na prevenção da doença é resultado da disciplina e da organização que as instituições cubanas mostram a respeito do tema.

“O trabalho de instituições como o Cenesex (Centro Nacional para Educação Sexual) e escolas espalhadas pelo país para orientar sobre os riscos da doença tem sido valioso”, afirmou Cortes.

O Congresso Cubano tratou de temas como educação, diversidade e direito sexual, além de doenças crônicas e sexologia clínica. A presidente do Comitê Organizador do evento é a filha do atual presidente cubano Raúl Castro, Mariela Castro Espin.

Dados divulgados pela UNAIDS (Programa das Nações Unidas para a AIDS) em 2010 estimavam em 7,1 mil o número de pessoas infectadas com AIDS em Cuba. O índice corresponde a 0,1% da população adulta com idade entre 15 e 49 anos.

Para se ter uma ideia do desempenho cubano na área, o órgão estima que o Brasil - um exemplo mundial no combate à AIDS - possui entre 0,3 e 0,6% da sua população entre 15 e 49 anos portadora do vírus HIV. Em relação à Argentina, o órgão estima a taxa em 0,5% da população do país.

Um relatório do próprio governo cubano, anexado pelo UNAIDS, com dados de 2010 apontam que o país já não apresenta transmissão da doença por transfusão de sangue ou por aleitamento materno. Segundo aponta o documento, as transmissões da AIDS no país se dão apenas por via sexual.

Fonte: Opera Mundi