ONU: Apenas EUA e Israel votam contra fim do bloqueio a Cuba

21/11/2015 13:54

Aconteceu nesta terça-feira (27) uma nova Assembleia Geral da ONU para debater o fim do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba que já dura mais de 50 anos. Pela primeira vez 191 países votaram a favor da causa da ilha, apenas Israel e o país responsável pela ingerência foram contra, não houve abstenções. 

 

VTV
Pela primeira vez todos os países membros da ONU, com exceção dos EUA e Israel, votaram pelo fim do bloqueio da ilhaPela primeira vez todos os países membros da ONU, com exceção dos EUA e Israel, votaram pelo fim do bloqueio da ilha

Esta foi a 24ª votação consecutiva que a maioria dos países se pronunciou favorável ao projeto intitulado Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba. 

Desde que Cuba e EUA iniciaram o processo de restabelecer relações diplomáticas e abriram novamente as embaixadas, em 20 de julho, foi a primeira vez que os países membros da ONU se pronunciaram. 

A expectativa de muitos analistas políticos era que os Estados Unidos se abstivessem da votação, porém, Washington optou por manter seu voto favorável à ingerência.