ONU agradece atuação de Cuba e Fidel na libertação da África

01/07/2010 17:52

O presidente da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o líbio Ali Treki, agradeceu, nesta terça-feira (29), as ações de Cuba e de Fidel Castro na "libertação da África". "Agradecemos o papel desempenhado por Cuba, por Fidel Castro, na libertação de nosso continente", declarou Treki diante do chanceler cubano, Bruno Rodríguez, em relação à presença militar cubana no continente africano nos anos 70 e 80.

O titular da Assembléia da ONU enfatizou que "nunca esqueceremos o que Cuba fez na África, não somente no Movimento dos Países Não-Alinhados (MNA), mas também em nossa luta comum contra o sionismo e os muitos anos de luta em defesa do direito de autodeterminação".
Por sua parte, Rodríguez ressaltou a "necessidade de que a Assembléia Geral exerça todas as suas faculdades como instituição central da vida internacional". Treki iniciou hoje uma visita oficial a Havana, onde -- entre outros compromissos -- se reunirá com o primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura.

Fonte: Ansa