Onde se gerou uma nova vida com a Revolução

30/12/2017 02:49
O Palácio de Computação, visitado por Díaz-Canel, conclui sua etapa de construção civil para começar a montagem de equipamentos. Photo: Roberto Diaz

ILHA DA JUVENTUDE.– Para muitos, aquela ilha apenas era conhecida como o local do presídio, uma armação de círculos e grades, na qual predominava a ignomínia. Mas aquela ilha era muito mais, sempre foi muito mais, e somente a Revolução o tornou visível.

E esse potencial se evidencia hoje através dos diferentes projetos que na Ilha da Juventude ganham vida, e dos quais foi testemunha o primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros e membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, durante um percurso por esta região.

São, sem dúvida, avanços econômicos e sociais que se apreciam no Município Especial. Mas também poderiam ser chamados de sonhos tornados realidade, porque isso é, por exemplo, o teatro infantil La Toronjita Dorada, do qual o primeiro vice-presidente destacou a qualidade e condições de um local que era o anseio dos atores e atrizes, aos quais ele conclamou agora a fazer sonhar as crianças.

No complexo de saúde de Santa Fe, o líder verificou o impacto que geram as ações construtivas no lar de idosos, interessou-se pelos serviços que recebem e a qualidade de vida dos internados, prova da vontade do Estado de atender as pessoas da terceira idade.

De outra natureza, mas igualmente relevantes para os moradores desta ilha são outras obras, como a linha asséptica da área industrial da empresa Jesús Montané Oropesa e o viveiro comercial.

Igualmente, animará a vida no bulevar de Nueva Gerona o Palácio de Computação, que conclui sua etapa de construção civil para começar a montagem dos equipamentos. Uma obra que – disse Díaz-Canel – é uma beleza arquitetônica e será palco para o crescimento espiritual a partir da aproximação às novas tecnologias.

Ao visitar um local que será reabilitado para fazer 44 moradias, exortou os dirigentes locais a incrementar essa modalidade e a explorar mais a produção de materiais da construção nas indústrias próprias do território, para aumentar o número de moradias.

Díaz-Canel transmitiu uma felicitação ao povo dessa ilha pelo novo ano 2018 e destacou que na Ilha da Juventude aprecia desenvolvimento e que a comemoração do 40º aniversário do programa de escolas internacionalistas, criado por Fidel, e tudo o que se consegue, dão valor a uma ilha onde se gerou uma nova vida com a Revolução.