O socialismo tem que ser antirracista

22/11/2019 17:53

As medidas tomadas após o triunfo de janeiro de 1959 foram um golpe devastador para os componentes estruturais do racismo. A outra grande batalha é exibir métodos educacionais e culturais que contribuam para uma nova subjetividade

NA estante de uma feira de livros, a inscrição gravada em uma camiseta chamou minha atenção: «Não existem raças; racismo sim». Fernando Ortiz escreveu em 1946, El engaño de las razas (O engano das raças), um ensaio-chave na evolução de um pensamento antropológico que o levou a pensar no etno cubano em termos de plena integração. Este sábio, cientificamente e conceitualmente, desmantelou a aplicação de padrões raciais para classificar os seres humanos e tentar justificar a superioridade de um sobre o outro pela cor da pele.

Meio século depois, quando a vanguarda da comunidade científica decifrou o genoma humano, a afirmação ortodoxa antecipada foi novamente confirmada: existe apenas uma raça, a humana. As características físicas externas são devidas apenas a 0,01% dos genes, por isso não encaixa e é absolutamente não científico e falacioso atribuir habilidades e aptidões intelectuais a mulheres e homens com certa pigmentação da pele.

Já naquela época, os estudos genéticos da população cubana avançavam na investigação de fatores que afetam a saúde humana. A rigorosa investigação, liderada pela drª Beatriz Marcheco, rendeu, além dos objetivos iniciais propostos, um resultado revelador. «Todos os cubanos» — enfatizou a médica, depois de expor dados irrefutáveis ​​— «sem dúvida somos mestiços, independentemente da cor da pele que temos».

O racismo é uma construção cultural que, no caso cubano, parte da herança do passado colonial e da exploração do trabalho escravo africano trazido à força à Ilha. O branco europeu, que ocupava a cúspide da pirâmide social no sistema de economia das plantações, não apenas foi suficiente para explorar e oprimir os escravos, mas também levantou o mito da inferioridade racial dos negros e dos seus descendentes. Um mito que foi naturalizado entre a maioria dos crioulos de pele clara e marcou práticas sociais durante a era colonial e depois nos anos da república neocolonial, em um fenômeno ligado às divisões de classe.

Ortiz também disse em uma palestra, em 1950: «Em Cuba, o racismo mais sério é sem dúvida o encaminhado contra o preto. Os racismos são mais agravados contra os negros, onde estão ou foram socialmente subjugados e se deseja perpetuar sua condição. A coisa mais negra do preto não está na escuridão de sua pele, mas em sua condição social. A definição de preto como tipo humano, como é geralmente conhecida e considerada como alvo de preconceitos, deixa a antropologia para entrar na política: deve ser feita mais por sua obra social do que por sua natureza congênita. O preto deve menos escuridão a seus antepassados ​​marrons do que aos brancos com os que coabita. O preto não é tanto por nascer preto, mas por ser socialmente privado de luzes. Ser negro não é apenas ser negro, mas denegrido e ofendido.

As transformações revolucionárias que começaram a ocorrer após o triunfo de janeiro de 1959 abordaram essa situação e a reverteram amplamente. Muitas das medidas tomadas nesses anos foram um golpe devastador para os componentes estruturais do racismo.

Em várias ocasiões, o Comandante-em-chefe Fidel Castro tratou essa questão publicamente. Em 29 de março de 1959, ao falar em um ato realizado em Güines, disse: «Nós, que somos um povo com homens de todas as cores e sem cor; nós que somos um povo constituído por diferentes componentes raciais, como vamos cometer a estupidez e o absurdo de abrigar o vírus da discriminação? Aqui, nesta multidão, vejo brancos e negros, porque os povos são isso. O povo é composto de brancos, pretos e amarelos, e isso deve ser Cuba. É isso que deve prevalecer entre nós».

No entanto, a destruição das bases que deram origem ao racismo institucionalizado e estrutural no estágio pré-revolucionário não foi acompanhada por uma transformação da subjetividade. Não bastava proclamar a igualdade de direitos e oportunidades, nem a existência de condenar atos de discriminação, se não se trabalha para mudar a mentalidade.

O líder histórico da Revolução, no livro essencial Cien Horas con Fidel (Cem horas com Fidel - 2006), confessou muito mais tarde a Ignacio Ramonet: «Éramos ingênuos o suficiente para acreditar que ao estabelecermos uma igualdade total e absoluta perante a lei isso acabaria com a discriminação. Porque existem duas discriminações, uma que é subjetiva e outra que é objetiva (...). A Revolução, além dos direitos e garantias alcançados por todos os cidadãos de qualquer etnia e origem, não obteve o mesmo sucesso na luta para erradicar as diferenças no status social e econômico da população negra do país. Os negros não moram nas melhores casas, ainda estão realizando trabalhos difíceis e, às vezes, menos remunerados, e são os que menos estão recebendo remessas familiares em moeda estrangeira do que seus compatriotas brancos. Mas estou satisfeito com o que estamos fazendo ao descobrir causas que, se não lutarmos resolutamente contra elas, tendem a prolongar a marginalização em gerações sucessivas.

A outra grande batalha é exibir métodos educacionais e culturais que contribuam, mais cedo ou mais tarde, para uma nova subjetividade. Ao mesmo tempo, não devemos conviver com atitudes que, consciente ou inconscientemente, revelam a persistência de preconceitos e são reveladas em várias áreas de nosso cotidiano, desde perfis de trabalho a um programa de televisão.

Não é possível admitir, por exemplo, que, para a contratação de pessoal em um centro pertencente ao setor não estatal essencial de serviços, seja promovido o emprego de meninas jovens e brancas. Nesse caso, sexismo e racismo vão de mãos dadas.

Também não é possível ignorar, em um diálogo transmitido pela televisão, que um dançarino de pele negra seja considerado «azul» ou seja descrita como «mulatocracia» o acesso de dançarinos de várias cores de pele nas principais companhias do país, porque há coisas que, quando vistas de maneira leve, impensável e irresponsável, dilaceram a sensibilidade.

O caminho é longo, nós sabemos, mas é preciso percorrê-lo passo a passo, sem descanso. Em mais de uma ocasião, ao longo dos anos, o general-de-exército Raúl Castro analisou a necessidade de estimular e promover o papel de mulheres, negros e mestiços na vida política, social e econômica do país e na melhoria do nosso modelo social. Na sessão constitutiva da nona legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular, em 18 de abril de 2018, após observar o progresso, ele pediu para não dar um passo atrás e fez um apelo ao trabalho para resolver definitivamente os problemas herdados na questão que nos preocupa: «As coisas têm que ser pensadas» — afirmou — «não dizê-las e esperar a vontade de Deus, se cumpriram ou não, insistindo, procurando novos métodos, evitando cometer erros para que não nos critiquem em objetivos tão nobres, e é preciso pensar uma vez e pensar novamente em outra solução quando não consigamos resolver os problemas».

Vamos pensar e agir em conformidade. Lembremo-nos de um conceito meridiano exposto por esse notável intelectual revolucionário que foi Fernando Martínez Heredia: «A luta pelo aprofundamento do socialismo em Cuba deve ser antirracista».

Fonte: Granma
https://pt.granma.cu/cuba/2019-11-21/o-socialismo-tem-que-ser-antirracista