O povo apoia um sistema eleitoral genuíno

19/03/2018 23:24
Photo: Juvenal Balán

«De 7.399.891 (total de eleitores), 85,65% exerceram seu direito de voto», informou a Comissão Eleitoral Nacional (CEN). Isto faz parte dos resultados finais e também da compatibilidade dos dados com o Registro de Eleitores.

Tal e como asseverou na entrevista coletiva a presidenta da CEN, Alina Balseiro, os 605 candidatos para deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular foram eleitos, pois ultrapassaram metade dos votos válidos emitidos segundo os termos regulamentados na Lei; fato avaliado pela Comissão em todos os territórios.

Terminada a eleição e informados os resultados preliminares, a CEN continuou o trabalho para concluir as informações geradas no dia das eleições, que incluiu a realização da compatibilidade.

Esse processo permitiu evitar as repetições no Registro de Eleitores, a partir das inclusões realizadas em cada colégio, especialmente o que tem a ver com as inscrições excepcionais de eleitores que se registravam nas listas dos seus lugares de residência permanente, mas votaram em um colégio diferente do que lhe correspondia votar.

Também foram excluídas as pessoas falecidas depois da atualização, impressão e entrega das listas de eleitores, pelo registro, às comissões eleitorais municipais para o dia das votações.

A mencionada compatibilidade, depois de revista o possível duplicidade de 336.215 inclusões excepcionais, permitiu concluir uma lista atualizada de 8.639.989.

Os 94,42% das cédulas depositadas nas urnas foram declaradas válidas, já que reuniam os requisitos estabelecidos pela Lei, número superior ao registrado na primeira etapa de este processo, onde foram, eleitos os delegados das assembleias municipais do Poder Popular, e também ao das eleições de 2013.

A CEN destacou o trabalho das autoridades eleitorais em todos os níveis, a decisiva colaboração dos dirigentes nos territórios e, especialmente, a participação do povo, mostra palpável do reconhecimento ao sistema eleitoral cubano, que permite a eleição transparente daqueles que por um período de cinco anos dirigirão a nação.