NOTA DE REPÚDIO AO BLOQUEIO A CUBA

28/09/2018 17:37

NOTA DE REPÚDIO AO BLOQUEIO A CUBA

A Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro (ACJM-RJ), que integra o fórum das entidades brasileiras no movimento internacionalista de solidariedade a Cuba, manifesta o seu mais profundo repúdio ao criminoso bloqueio promovido pelos Estados Unidos da América (EUA) contra Cuba. Há 56 anos o povo cubano é vítima de um genocida bloqueio econômico, comercial, financeiro e midiático, que é a expressão de uma política cruel e desumana.

A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) se pronuncia, desde 1992, contra esse bloqueio, e vem aprovando a cada ano a resolução “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”.

Essa resolução tem sido, nos últimos anos, aprovada por esmagadora maioria e em 2017 a AGNU considerou o bloqueio ilegal.191 países condenaram o bloqueio, apenas dois países se posicionaram contrário ao fim do bloqueio: EUA e Israel.

Infelizmente, o governo dos EUA vem reiteradamente desconsiderando as decisões e persistindo com esse funesto bloqueio desrespeitando o direito à autodeterminação dos povos.

Nesta 73ª Assembleia Geral da ONU, que acontece de 25 de setembro a 1 de outubro de 2018, mais uma vez, será denunciado esse cerco econômico carente de legalidade e legitimidade e deliberadamente desenhado para provocar fome, doenças e desespero na população cubana. O prejuízo causado ao povo cubano é incalculável e afeta os mais diversos setores.

A ACJM-RJ condena veemente esse bloqueio imposto pelo governo dos EUA e reafirma a solidariedade à luta do povo cubano na construção de um pais soberano que alveja uma sociedade igualitária e justa. Cuba não está só! Não ao bloqueio contra Cuba! Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2018 Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro (ACJM-RJ)