Morre José Ramón Fernández, veterano da revolução cubana

06/01/2019 21:42

O general e um dos veteranos da revolução cubana José Ramón Fernández Álvarez, popularmente conhecido como "Gallego Fernández", morreu neste domingo, aos 95 anos, em Havana, informou a imprensa oficial. 

Fernández renovou seu mandato de deputado na Assembleia Nacional nas eleições de 2018 e também era assessor do presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros do país, assim como integrante do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC). 

Apoiou os movimentos contra o regime de Fulgêncio Batista desde meados dos anos 50. Depois do triunfo da Revolução liderada por Fidel Castro, em 1959, "Gallego Fernández" ocupou diferentes responsabilidades nas Forças Armadas Revolucionárias, no Estado e no Governo, entre eles a vice-presidência do país, bem como no Comitê Olímpico de Cuba. 

Em sua conta no Twitter, o presidente cubano Diaz-Canel registrou: "Honra para sempre nosso galego José Ramón Fernández, soldado disciplinado e exemplar da Revolução, intérprete genuíno e criativo das idéias de Fidel na Educação e no Esporte, memória privilegiada e ação comprometida até o último suspiro".

De acordo com a "Agência Cubana de Notícias", que não informou as causas da morte, o corpo do histórico dirigente será cremado e informações sobre homenagens fúnebres serão divulgadas posteriormente.
 

fonte: Vermelho

https://www.vermelho.org.br/noticia/317889-1