Mais Médicos simboliza cooperação entre Brasil e Cuba

16/02/2014 19:05

Em visita a Havana, onde acompanha a presidenta Dilma Rousseff, que participa da 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se reuniu com participantes do terceiro ciclo do programa Mais Médicos e assinou parcerias na área da saúde. Os médicos desembarcam ainda nesta terça-feira (28) no Brasil. Eles cursarão o Módulo de Acolhimento e Avaliação antes de se deslocarem para os municípios em que vão atuar pelo programa.


Théa Rodrigues
Cubanos chegam para integrar programa Mais Médicos em São Paulo

Os médicos cubanos da 3ª etapa do Mais Médicos desembarcam ainda nesta terça-feira (28) no Brasil.

Durante o encontro, foi assinada uma carta de intenções que estabelece parceria bilateral para o desenvolvimento de medicamentos inovadores. A cooperação permitirá que empresas brasileiras e cubanas desenvolvam conjuntamente processos para novos medicamentos contra o câncer e enfermidades autoimunes. A iniciativa permitirá a redução no custo desses medicamentos e produtos e o estímulo à inovação tecnológica no Brasil.

A assinatura do documento entre os ministérios da Saúde dos dois países e o Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica (BioCubaFarma) se dá no âmbito do Comitê Gestor Binacional (CGB), criado em 2011. Ele é responsável por coordenar, monitorar e priorizar os projetos de desenvolvimento conjunto, desde as etapas iniciais de pesquisa até a possibilidade de produção em ambos os países.


 

 

Também foi assinado um Termo de Compromisso para a criação de uma empresa mista entre a BioCubaFarma e a Odebrecht para constituição de planta produtiva de biofármacos na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM). Esse projeto, de empreendimento privado, vai utilizar capacidades tecnológicas tanto do Brasil quanto de Cuba, focando na produção de medicamentos para testes clínicos. A parte cubana contribuirá com produtos, conhecimento tecnológico, recursos humanos qualificados, experiência na condução de ensaios clínicos e certificação da instalação produtiva. Já a empresa brasileira contribuirá com o financiamento para o desenvolvimento da infraestrutura, com a construção da planta produtiva, e realizará os esforços para o acesso de produtos ao mercado brasileiro. A planta será utilizada para o fornecimento de produtos para uso em estudos clínicos no Brasil e em Cuba.

 

A Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM) permitirá que empresas estrangeiras e brasileiras tenham incentivos legais, tributários e fiscais para produzir, inclusive medicamentos, em território cubano. O objetivo é aumentar as exportações e promover a substituição de importações, facilitar a transferência de tecnologia e de conhecimento para o território cubado, além de gerar novos empregos e desenvolver a infraestrutura do país. As obras foram iniciadas em 2008 e estão sendo realizadas pela Odebrecht, contando com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A previsão é de que a construção seja finalizada em 2014.

Para o subsecretário-geral da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, Antonio José Ferreira Simões, o programa Mais Médicos é o maior emblema da boa relação de proximidade e cooperação, de irmandade, entre Brasil e Cuba. Em conversa com o Blog do Planalto, o embaixador destacou as semelhanças entre os dois países.

“A relação Brasil-Cuba é uma relação muito boa. Há entre o povo brasileiro e o povo cubano uma relação de irmandade, que inclusive se justifica pelas origens africanas comuns. Além disso, os dois governos têm uma relação de proximidade e de cooperação muito grande. Talvez o maior emblema disso seja o Mais Médicos, um programa que está fazendo grande diferença no Brasil. Já são mais de cinco mil médicos cubanos que estão indo para os menores lugares do Brasil, e levando médicos onde não havia. E o interessante disso é que a realidade do interior do Brasil, em alguns casos, não é diferente da realidade do interior de Cuba”, explicou o diplomata brasileiro.

Assista ao vídeo produzido pelo Blog do Planalto:

https://www.youtube.com/watch?v=te8SbEpk5Gs