Lula já está em Cuba

24/02/2010 14:53

HAVANA, Cuba, 23 fev (ACN) O presidente da República Federativa do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, iniciou nesta terça uma visita de trabalho a Cuba a convite de seu homólogo Raúl Castro Ruz.

Bruno Rodríguez Parrilla, ministro das relações exteriores, foi recebê-lo no aeroporto internacional de Havana “José Martí”.

Lula, que visita Cuba pela terceira ocasião em seu mandato, celebrará dessa vez conversações com seu par cubano.

O presidente brasileiro vem acompanhado de Nelson Jobim, ministro de defesa; Miguel João Jorge Filho, ministro do desenvolvimento, indústria e comércio exterior; Guilherme Cassel, titular de desenvolvimento agrário e Franklin Martins, ministro da Secretaria de Comunicação Social e outros representantes do governo federal.

Cuba e Brasil estabeleceram vínculos a nível consular em 1906 e relações diplomáticas em 1943.

Depois de uma interrupção nas relações em 1964, produto da política de isolamento posta em prática pelos Estados Unidos e a Organização de Estados Americanos (OEA) contra Cuba, as nações se restabeleceram em 26 de junho de 1986.

Na atualidade trabalham no país sul-americano 43 colaboradores cubanos em setores como: educação, esporte, saúde, cultura e agricultura.

Agência Cubana de Notícias