Inauguram 29 Feira Internacional do Livro em Cuba

08/02/2020 16:56
Mais de 200 convidados de 44 países participam desde hoje na 29 Feira Internacional do Livro (FIL) em Cuba, que manterá aberta suas portas nesta capital até 16 de fevereiro.

 

A República Socialista de Vietnã destaca em 2020 como País Convidado de Honra, portanto aproveitará o encontro para festejar os 60 anos do estabelecimento das relações diplomáticas com esta ilha do Caribe.

O evento mais significativo do movimento editorial cubano homenageará a obra investigativa da ensaísta nativa Ana Cairo, Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanísticas, e o legado do dramaturgo Eugenio Hernández, merecedor do Prêmio Nacional de Teatro em 2005.

De acordo com a Câmara Cubana do Livro, dos 44 países confirmados, os de maior representação são Espanha, México e Peru e, pela primeira vez, some-se Guatemala a qualidade de expositor.

Segundo o presidente do Instituto Cubano do Livro e do comitê organizador da FIL, Juan Rodríguez Cabrera, na presente edição prevê-se oferecer mais de quatro mil títulos ao longo do país e mais de quatro milhões de livros.

Durante a feira, se entregarão os prêmios nacionais de Literatura, Edição Desenho, História, o de poesia Nicolás Guillén e o de romance, conto e ensaio Alejo Carpentier, entre outros.

A 29 edição da FIL também celebrará o centenário do nascimento do escritor, poeta e ensaísta cubano Eliseo Diego, os 25 anos da Fundação Fernando Ortiz e o 80 aniversário de Miguel Barnet, presidente de Honra da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac).

Como costuma ser habitual, autores, editores, tradutores, desenhadores e ilustradores se reunirão, durante 10 dias, nos vários espaços da Fortaleza de San Carlos da Cabaña, um amplo complexo cultural e de museus nesta capital que funciona como sede principal do evento.

Devido ao amplo programa acadêmico, artístico e literário, impossível de concentrar em um só recinto, a FIL usará como sedes colaterais ao Pavilhão Cuba, a Casa do ALBA Cultural, a Biblioteca Nacional José Martí, a Universidade de Havana e o Centro Doce María Loynaz.

Igualmente, funcionarão como subsedes a Uneac, o Centro de Estudos Martianos e a Casa das Américas, entre outras instituições, que estarão abertas ao público os 10 dias de evento.

Uma vez mais, o pavilhão infantil Tesouro de Papel oferecerá obras dedicadas a esse público e o juvenil, com opções adicionais para complementar a aprendizagem e a recreação.

De maneira geral, o evento concluirá em 12 de abril, na oriental cidade de Santiago de Cuba, depois de tê-lo estendido à maioria das províncias do país.