Havana: Fidel inaugura complexo educacional em evento simbólico

22/04/2013 22:56

O líder da Revolução Cubana Fidel Castro inaugurou na passada terça-feira (9) o complexo educacional “Vilma Espín Guillois” em áreas aldeãs à criadora “Futuro Leiteiro” do município Playa, em Havana. Construído em apenas 11 meses por iniciativa de Fidel, o centro contra com dois blocos docentes que incluem aulas desde a fase pré-escolar até o sexto grau, biblioteca e laboratório de computação, com capacidade para 140 alunos.


Cuba Debate
Fidel inaugura escola em Havana

Líder da Revolução Cubana Fidel Castro inaugura complexo escolar em Havana

O complexo educacional, inaugurado poucos dias depois da comemoração do 83º aniversário da heroína da serra e da planície conta também com um círculo infantil que acolherá 34 crianças, áreas esportivas e uma posta médica.

O pessoal docente está integrado por 31 profissionais, entre eles uma doutora em psicoterapia. Ao inaugurar o centro, Fidel destacou o esforço e abnegação dos construtores que contaram desde o início com o apoio incondicional dos combatentes e trabalhadores civis da Direção de Segurança Pessoal.

Fidel conversou com as crianças que estavam no evento por cerca de duas horas, assim como com professores, construtores e vizinhos da comunidade. Além disso, fez comentários sobre importantes temas da atualidade internacional, entre eles a mudança climática, as armas de destruição massiva, a crise econômica e o elevado preço do combustível, temas que dificultam a vida na Terra, disse Fidel.

O líder revolucionário referiu-se também à produção de alimentos no país, a necessidade de diversificar os cultivos para incrementar os rendimentos e as características do complexo educacional “Vilma Espín Guillois” inaugurado precisamente no ano que se comemora o 160º aniversário do nascimento do Herói Nacional José Martí e 60º dos assaltos aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, além do 55º aniversário do 9 de Abril.

Na atividade estiveram presentes os membros do Birô Político Comandante da Revolução, Ramiro Valdés Menéndez, o general de Corpo de Exército Abelardo Colomé Ibarra e Mercedes López Acea, Primeira Secretaria do Partido em Havana.

Na inauguração do centro atuara os trovadores Eduardo Sosa e Pepe Ordaz e o Grupo Moncada, que interpretou a canção Chamamé a Cuba, acompanhada por todos os presentes.

Antes de concluir, o líder histórico da Revolução Fidel Castro convidou os presentes a escutar a canção El regreso de un amigo, composta e interpretada por um grupo de excelentes artistas e dedicada ao Comandante da Revolução Bolivariana Hugo Chávez.

Fonte: Cuba Debate
Tradução da redação do Vermelho