Fidel comparece em festa de comemoração de seus 90 anos em Havana

20/08/2016 01:28

 

Efe
Raúl, Fidel e Maduro assistem as apresentações no Teatro Karl MarxRaúl, Fidel e Maduro assistem as apresentações no Teatro Karl Marx

O líder da Revolução Cubana entrou no teatro às 18h03 locais (19h03 de Brasília) entre aplausos e gritos de “Fidel, Fidel, Fidel” e “parabéns pai”, vestido com seu já clássico uniforme esportivo.

Na comemoração, também estavam presentes o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que chegou em Cuba na sexta-feira (12) para participar da festa pelo aniversário de Fidel, e altos dirigentes do governo e o Partido Comunista de Cuba. 

O ex-presidente, com aspecto frágil, precisou em algumas ocasiões de ajuda para permanecer em pé. Ele escolheu um agasalho branco para aparecer em público no dia de seu 90º aniversário e assistiu uma representação infantil sentado numa poltrona ao lado de Raúl Castro e Maduro.

Também foram convidados ex-combatentes, expedicionários do iate Granma, “Heróis da República e Trabalho”, líderes políticos e militares, além de familiares de vítimas de ataques terroristas contra Cuba. Para celebrar a data, a companhia de teatro infantil La Colmenita representou uma de suas obras, onde comemoram o aniversário do herói cubano José Martí, considerado Herói Nacional de Cuba e uma das figuras-chave na ideologia revolucionária de Fidel Castro.

A transmissão de uma hora traçou paralelos entre o legado de Martí e de outros heróis cubanos, como o ex-presidente, e mostrou fragmentos de vídeos de diferentes momentos de sua vida, com canções alegóricas a revolução.

Em uma tela gigante também apareceram fotos de Fidel Castro com personalidades como o antigo presidente venezuelano Hugo Chávez, que morreu em 2013, papa Francisco, diversos líderes latino-americanos e o ex-jogador argentino Diego Armando Maradona.

Entre os momentos mais especiais da noite foram as histórias contadas por Eusebio Leal, historiador que estava rodeado de crianças sobre o palco, e a versão da mítica A era está parindo um coração, de Omara Portuondo.

Este “presente da cultura cubana a Fidel” foi o ponto alto das homenagens que começou no mês de janeiro e que incluiu tributos por todo o país, especialmente no local de nascimento do ex-presidente, em Birán, na província de Holguín. 

 

Antes de sair da sala, Fidel Castro cumprimentou alguns dos presentes e teve uma breve conversa com Maduro e outros convidados.

Neste domingo (14), acontece outra festa de gala no mesmo local, como um presente da Venezuela pelo aniversário do líder cubano.

A última aparição pública de Fidel Castro, que deixou a presidência em 2006, havia sido no mês de abril, durante o encerramento do 7º Congresso do Partido Comunista de Cuba.
 
 

Fonte: Opera Mundi