Fidel Castro recebe Ordem Oliver Tambo da África do Sul

01/04/2009 23:23

HAVANA, Cuba, 27 mar (ACN) - A ordem Oliver Tambo, a mais importante da África do Sul, foi outorgada nesta sexta-feira a Fidel Castro Ruz, líder histórico da Revolução Cubana, por sua contribuição e aportes à luta contra a apartheid.

A condecoração, em sua versão dourada, foi entregue ao embaixador cubano em Pretória, Ángel Fernández, pelo próprio presidente sul-africano Kgalema Motlante.

A Oliver Tambo foi instituída em 2002 pelo atual governo sul-africano, encabeçado pelo CNA em homenagem ao ex-presidente dessa organização.

O Congresso Nacional Africano lutou durante uns 80 anos contra o apartheid e a segregação racial e ganhou em 1994 as primeiras eleições democráticas da África do Sul.

Deste modo, Fidel ingressou em uma lista de prestigiosas personalidades que já receberam o reconhecimento anteriormente. Entre eles, ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, Mohandas Mahatma Gandhi, que a recebeu post mortem, tal como Salvador Allende (ex-presidente do Chile) e Martín Luther King (lutador pelos direitos civis dos afro-norte-americanos).

Agência Cubana de Notícias