Esteban Lazo é o novo presidente da Assembleia Nacional de Cuba

25/02/2013 22:07


 

O deputado cubano Esteban Lazo foi eleito neste domingo (24) para presidir a Assembleia Nacional do Poder Popular em sua Oitava Legislatura, que tomou posse neste mesmo dia.
Lazo é membro do Birô Político do Partido Comunista e era um dos vice-presidentes do Conselho de Estado.


Mediante o voto direto e secreto, os parlamentares da ilha também confirmaram Ana Maria Mari Machado como vice-presidenta e Miriam Brito para o cargo de secretária, que já ocupavam essas funções no período anterior.

Um total de 612 deputados integram o Parlamento em representação dos diversos setores da sociedade, com uma renovação de 67 por cento em relação à sétima legislatura.

A nova Assembleia Nacional ficou constituída com uma ampla presença feminina (48,86 por cento), negros e mestiços (37,09%) e de graduados universitários (82,68%), assim como uma média de idade de 48 anos.

É responsabilidade desses parlamentares eleger os 31 integrantes do Conselho de Estado, órgão que representa a Assembleia entre seus dois periodos ordinários de sessões anuais. É responsabilidade deles igualmente eleger por sufrágio direto e secreto o chefe de Estado e de Governo, o primeiro vice-presidente, os cinco vice-presidentes, o secretário e demais membros do Conselho.

Com Prensa Latina