Enaltecer as boas ideias

18/02/2018 22:33
A agricultura urbana contribui de forma notável para a produção de hortaliças e plantas medicinais. Photo: Jose M. Correa

O primeiro secretário do Comitê Central e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro, mereceu, de parte dos trabalhadores da agricultura urbana, suburbana e familiar, um reconhecimento por seu incentivo ao início e desenvolvimento deste programa.

Em seu nome foi recebido pelo segundo secretário do Partido e vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura, durante o balanço nacional dessa atividade, correspondente ao ano 2017. Machado Ventura transmitiu aos trabalhadores uma mensagem de felicitação de Raúl e sua exortação a não se conformarem com o que conseguiram até agora.

Na ocasião, Machado Ventura convocou a usar de forma mais racional o solo, para acrescentar a produtividade e o rendimento; e indicou a necessidade de revezar as culturas.

Ainda, fez um apelo à consolidação da gestão exportadora, e a aproveitar o mercado que têm os produtos agrícolas cubanos. «Não podemos aspirar somente ao autoabastecimento de alimentos», sublinhou.

O programa da agricultura urbana e suburbana de Cuba se desenvolve como um sistema organizado desde 1997 e tem seus antecedentes no ano 1987, quando Raúl, na época ministro das Forças Armadas Revolucionárias, propôs a generalização das hortas desse tipo de culturas no país.