El Salvador e Cuba restabelecem relações diplomáticas

03/06/2009 19:13

HAVANA, Cuba, 02 jun (ACN) - El Salvador e Cuba restabeleceram relações diplomáticas na segunda-feira após o anúncio oficial feito por Mauricio Funes, que tomou posse como novo presidente dessa nação da América Central. 

O acordo foi assinado em San Salvador por Hugo Martínez, ministro das Relações Exteriores salvadorenho e pelo vice-chanceler cubano Alejandro Martínez.

Na coletiva de imprensa que se seguiu à assinatura do acordo, o diplomata centro-americano disse que “este é um recurso que permite a El Salvador pagar a sua dívida histórica para com Cuba... um passo que deveria ter sido tomado há muito tempo atrás [pois] as relações bilaterais entre Cuba e El Salvador nunca deveriam ter sido suspensas”, disse ele. 

O próximo passo, segundo o alto funcionário salvadorenho, é a designação de embaixadores em cada país, que serão solicitados por meio de cartas de reciprocidade.

O vice-presidente cubano Esteban Lazo, que encabeçou a delegação de seu país ao ato de investidura do novo líder, descreveu o evento como uma vitória do povo salvadorenho, que foi capaz de contestar as pressões e ameaças externas e se manifestar de acordo com seus interesses. 

Agência Cubana de Notícias