Dias de combate

17/04/2018 00:20
Fidel proclama o caráter socialista da Revolução no cruzamento das ruas de 23 e 12, em Havana, durante o funeral das vítimas do bombardeio aos aeroportos, em 15 de abril de 1961, um prelúdio à invasão pela Baía dos Porcos.Photo: Raúl Corrales

NO início da manhã, ouviu-se um rumor de combate. Era algo distante, em direção ao oeste da cidade. Eu fui para a varanda. Do alto do Vedado, alguns milicianos correram, enquanto terminavam de vestir as camisas de uniforme. Muito em breve, a informação começou a circular. Tinha sido bombardeado o aeroporto de Ciudad Libertad. Estávamos no prelúdio de uma invasão iminente, previsível depois da ruptura das relações diplomáticas pelos Estados Unidos. Entramos na véspera da praia Girón (Baía dos Porcos).

Movida por um impulso nas profundezas da minha consciência, decidi interromper a convalescença imposta por uma longa sequência de operações. E fui para o trabalho. Minha reação individual foi também a de muitos outros, componentes da vasta maioria de um povo que não estaria na linha do front do combate. Da retaguarda, correspondia-nos assegurar o andamento normal do país. Foi o que aconteceu.

Com extrema serenidade, escutando todas as notícias dos acontecimentos, a vontade coletiva de defender a nação agredida manifestou-se na oportuna operação dos serviços e no aumento da produção de bens. Em termos concretos, o espírito de resistência apoiou os combatentes que avançavam sob as bombas em direção à Playa Girón e aos pilotos que desferiram golpes decisivos com seus aviões frágeis. Assim, um muro intransponível foi erguido diante do invasor, derrotado em 72 horas.

Após o bombardeio dos aeroportos, diante da massa de milicianos, com os fuzis erguidos, Fidel proclamou o caráter socialista da Revolução. Foi o resultado orgânico de um processo iniciado com o triunfo de janeiro de 1959, ligado à luta secular pela libertação nacional. Na véspera de Giron, apenas dois anos se passaram desde a derrota de Batista. Aquela vitória que parecia improvável para muitos, tendo na frente um exército profissional apoiado pelo império, restaurou a confiança do povo em suas próprias forças.

Nas profundezas da consciência moral coletiva, o triunfo dos rebeldes renovou as fontes originais que inspiraram o projeto da nação, em oposição às correntes céticas resultantes do impacto produzido pela frustração republicana, pela intervenção dos Estados Unidos na guerra dos lutadores pela independência e a consequente imposição da Emenda Platt. De fato, o poder revolucionário fechou o caminho para a tradicional interferência dos embaixadores americanos nos assuntos internos do país, se manifestou em fóruns internacionais e fortaleceu os laços com os países latino-americanos que compartilhavam um destino comum.

Os ativos do país foram revertidos em favor da nação. Com a Reforma Agrária, reivindicada desde a Constituição de 1940, o camponês recebeu a posse da terra que trabalhava. Os tempos do despejo e os eventos dramáticos relacionados por Pablo de la Torriente Brau no livro Realengo 18 terminaram. Em resposta às represálias adotadas pelo governo dos EUA, as refinarias de petróleo e os bancos foram recuperados pelo Estado.

As instituições da cultura estavam tomando forma no próprio movimento. O desenho respondia a desejos forjados em toda a república neocolonial pelo trabalho soterrado das camadas intelectuais que, apesar do desamparo oficial, mantiveram vivente um espírito criativo animado por buscas inspiradas no resgate das essências da nação, sem renunciar por isso à lucrativa assimilação da renovação avant-garde, gestada além das fronteiras da Ilha e ao proveitoso diálogo com seu destinatário natural, o público potencial até então marginalizado. As casas editoras abriram um canal para os livros mantidos em gavetas. Os teatros deixaram seus minúsculos redutos para encontrar um público mais amplo. Os espectadores aprenderam a decifrar a linguagem da dança através do Balé Nacional e o trabalho experimental das correntes modernas. O Icaic consolidou a base industrial para o desenvolvimento de seu próprio cinema. As investigações populares levaram à cena, com propósito legitimador, o legado vivente de nossa herança africana. Eles mostraram assim algumas das nossas essências historicamente marginalizadas. A Casa das Américas estendeu pontes para um diálogo de intensidade sem precedentes com toda a América Latina.

Fazia apenas 72 horas desde o desembarque da Baía dos Porcos. Na voz da conhecida atriz Raquel Revuelta, foi anunciada a vitória. O invasor não conseguiu estabelecer a cabeça de ponte necessária para solicitar a intervenção da OEA. Unido na resistência, o povo tomou a medida de uma força que lhe permitiria enfrentar outras batalhas. O espírito da nação reconquistada havia se tornado carne.

De olho no futuro, no meio da luta, a Campanha de Alfabetização continuou.