Cuba trabalha incansavelmente para enfrentar a Covid-19

05/04/2020 13:59

Cuba continua trabalhando incansavelmente para enfrentar a Covid-19. Isso foi confirmado novamente na reunião liderada pelo presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e pelo primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz, para avaliar minuciosamente a situação com o novo coronavírus na Ilha maior das Antilhas

Cuba continua trabalhando incansavelmente para enfrentar a Covid-19. Isso foi confirmado novamente na quinta-feira, 2 de abril, à tarde, durante a reunião liderada pelo presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e pelo primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz, para avaliar minuciosamente a situação do novo coronavírus no país.

Nesse contexto, José Ángel Portal Miranda, ministro da Saúde Pública, atualizou o estado da Ilha em relação à doença, da qual 233 casos já foram confirmados em Cuba, com presença em 71 municípios.

Ao resumir as ações realizadas após a distribuição a todas as províncias cubanas dos 100.000 testes rápidos de diagnóstico da Covid-19, o titular da Saúde Pública informou que até quarta-feira, 1º de abril, foram realizados 18.848 exames desse tipo, dos quais 14 foram positivos, e essas pessoas permanecem aguardando confirmação pelo CRP e foram admitidas em instituições para atendimento de casos suspeitos.

Como já foi explicado, ressaltou, «embora esses testes não forneçam um diagnóstico conclusivo sobre o estado dos pacientes, eles nos permitem ter uma orientação de onde pode haver uma maior circulação do vírus.

«Na quinta-feira, 2, — destacou — «também serão especificados números importantes para a aplicação de testes de diagnóstico rápido, que permitirão ao sistema de Saúde Pública adotar medidas em correspondência com seus resultados.

Como parte das decisões que o país tomou para enfrentar a Covid-19, Marta Elena Feitó Cabrera, ministra do Trabalho e Previdência Social, comentou sobre o status da implementação das medidas trabalhistas, salariais e previdenciárias adotadas aplicando no meio do novo cenário que a Covid-19 impôs.

Entre outras questões, destacou que as mães que cuidam dos filhos estão recebendo o tratamento salarial aprovado, que consiste em 100% do salário no primeiro mês, devido à suspensão das aulas no ensino primário e especial, e que, no caso de trabalhadores interrompidos, eles foram realocados para outras tarefas.

Em particular, acentuou o fato de que ainda há uma tendência para a maioria dos trabalhadores permanecer em entidades de trabalho, sem aplicar, sempre que possível, trabalho remoto ou teletrabalho.

Também destacou que eles têm 5.136 assistentes sociais, cujo trabalho permitiu identificar 587.863 agregados familiares vulneráveis, um conceito que foi expandido nas condições atuais e inclui, entre outros, núcleos que admitem pessoas em suas casas, aquelas onde existem mães com filhos pequenos ou onde os idosos moram sozinhos.

O primeiro-ministro, Manuel Marrero Cruz, reiterou que uma maior intenção deve ser buscada em trabalhos remotos, existem atividades específicas que podem ser implementadas imediatamente e não o fizeram.

Ao se referir à realocação de trabalhadores, insistiu que a prática não pode ser colocá-los em um lugar por eles mesmos, mas que, uma vez realocados, eles têm um conteúdo específico de trabalho, não ficam sem produzir nada. «A prioridade deve ser apontada para os lugares que definem a produção de alimentos», disse.

Da mesma forma, mostrou satisfação com o progresso do atendimento domiciliar a idosos; no entanto, considerou que há uma necessidade urgente de fazer mais após o objetivo de sair de casa o mínimo possível.

Durante a reunião, foi verificado também o trabalho realizado pelo Conselho Provincial de Defesa de Santiago de Cuba, uma província na qual foram confirmados 25 pacientes positivos para a Covid-19. Em geral, a Governadora Beatriz Johnson Urrutia destacou o apoio da Federação de Mulheres Cubanas nas comunidades e as ações que foram desenvolvidas com a agricultura, um setor no qual inúmeros trabalhadores se mudaram para apoiar a produção de alimentos.

CIÊNCIA: PARCEIRO ESSENCIAL

Como a ciência também é um suporte vital para o confronto com a Covid-19 no país, antes da reunião liderada pelo presidente da República e pelo primeiro-ministro no Palácio da Revolução, ambos trocaram nesta quinta-feira, 2 de abril, com um grupo de especialistas, pertencentes a instituições científicas e acadêmicas, e que desenvolveram várias ferramentas para análise estatística e modelagem de comportamento e possível evolução da doença em Cuba.

«Este é um grupo» — explicou o vice-primeiro-ministro Roberto Morales Ojeda — «que vem se expandindo na mesma extensão em que tivemos elementos que levaram à necessidade de incorporar novas instituições e pesquisadores à medida que a doença progride».

O dr. Pedro Más Bermejo, pesquisador e acadêmico, explicou que, para enfrentar qualquer epidemia, o uso de tecnologias baseadas no conhecimento é essencial para aumentar a eficiência da contenção de transmissão.

Nesse sentido, comentou que, como parte do trabalho realizado pela equipe, foram definidas sete áreas de pesquisa que estavam intimamente relacionadas entre si e cujos resultados finais foram de vital importância para a tomada de decisões diante do novo coronavírus.

«Este é um trabalho que necessariamente precisa ser feito em equipe» — valorizou — «portanto, as várias áreas que foram incluídas nela se complementam e têm uma interação próxima».

Por outro lado, a drª Ileana Morales Suárez, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde Pública, comentou sobre o desenho e a avaliação de intervenções profiláticas e de reabilitação, incluindo estudos e ensaios clínicos em andamento no país, que são utilizados na prevenção e tratamento de casos suspeitos e confirmados.

Entre os medicamentos utilizados para essas práticas, destacou o uso de 15 produtos de fabricação nacional e quatro outros inovadores.

Em geral, os cientistas consideraram que os modelos corroboram a relevância das ações que foram tomadas pelo governo.

No que diz respeito ao profundo trabalho realizado por essa equipe, o presidente da República destacou o suporte científico que ela se tornou para atender, por parte do Governo, os diferentes cenários que surgiram no país.

O chefe de Estado também ratificou a gratidão ao sistema cubano de ciência, tecnologia e inovação, porque mais uma vez, em um momento crucial para a nação, em um momento difícil, com alto impacto sobre a população, é essencial para adotar decisões.

«Tudo isso nos permitiu» — sublinhou — «desenvolver vários projetos ao mesmo tempo, seja modelo de prevenção ou outros relacionados ao tratamento da própria doença».

«Reuniões como esta» — assegurou o presidente cubano — «serão sistematizadas toda semana, para continuar buscando respostas da ciência à situação atual. Para você, também serão os aplausos das nove horas», confidenciou.

Fonte: Granma
https://pt.granma.cu/cuba/2020-04-03/cuba-trabalha-incansavelmente-para-enfrentar-a-covid-19