Cuba recebe medalha da diversidade cultural da UNESCO

24/06/2009 00:44

HAVANA, Cuba, 17 jun (ACN) - Abel Prieto, ministro da Cultura de Cuba, recebeu na cidade cubana de Matanzas a Medalha da Diversidade Cultural, outorgada à Ilha pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

Olabiyí Babalolá Joseph Yai, presidente do Conselho Executivo da UNESCO, entregou o reconhecimento a Cuba, que “ se destaca na defesa de raízes e identidade nacional e é exemplo disso para o mundo”.

 

A cerimônia de entrega da medalha aconteceu na inauguração oficial do Museu Nacional da Rota do Escravo, situado no outrora Castelo de São Severino, lugar onde foi fundada essa cidade do ocidente cubano, a 100 quilômetros a leste de Havana.

 

O dirigente da UNESCO, oriundo de Benin, na África ocidental, destacou a contribuição de Cuba à alfabetização nesse continente e na luta pela libertação contra o colonialismo, ao mesmo tempo em que felicitou a idéia de instituir aqui este museu, uma lembrança da triste etapa da escravatura.

 

Abel Prieto, membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, disse à ACN que a condecoração ficará no museu e constitui um reconhecimento à política cultural do país.

 

O ministro elogiou a idéia da UNESCO em defesa do patrimônio cultural da humanidade, e disse que Cuba assume como prática políticas inscritas em documentos dessa instituição, como o vínculo de instituições culturais com escolas e comunidades, por mais intrincadas que estejam.

 

À cerimônia estiveram presentes dirigentes políticos e do governo da província de Matanças, além de destacadas personalidades da cultura cubana e integrantes do corpo diplomático credenciado na Ilha, fundamentalmente de países africanos e ibero-americanos.

 

Agência Cubana de Notícias