Cuba pede mobilização pela paz e contra a intervenção imperialista na América Latina

21/02/2019 14:52

O Governo Revolucionário reitera sua firme e inabalável solidariedade com o Presidente Constitucional Nicolás Maduro Moros, a Revolução Bolivariana e Chavista e a união cívico-militar do seu povo, e apela a todos os povos e governos do mundo para defenderem a paz.

O ministro das Relações Exteriores da República de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, pediu na terça-feira, 19 de fevereiro, em uma entrevista coletiva, que a Organização das Nações Unidas (ONU) apoie a soberania do povo venezuelano e não permita, em nenhuma circunstância, a interferência nos assuntos internos da nação, bem como a violação do direito internacional.

   "Menos de um quarto dos Estados reconhecidos pela ONU interferem nos assuntos internos da Venezuela. Devemos separar propaganda da realidade», disse o chanceler.

   «Medidas unilaterais e, portanto, ilegais, são aplicadas contra a República Bolivariana da Venezuela. Além disso, uma grande campanha de comunicação e política está em andamento; ela é, geralmente, o prelúdio de ações de maior escala do governo dos EUA», explicou Bruno Rodríguez.

   Cuba pede uma mobilização pela paz, contra uma intervenção do império na América Latina, contra a guerra, por diferenças políticas ou ideológicas. «Nestas circunstâncias, só se pode ser a favor da paz ou contra a guerra», disse o chanceler.

   «Trump disse que o socialismo promete unidade, mas provoca ódio e divisão. Extraordinário cinismo, extraordinária hipocrisia. Ele é o representante de um governo sem moral», disse Rodríguez.

   O ministro das Relações Exteriores desafiou a intimidação de Donald Trump àqueles que «decidiram construir» a base das nações de maneira independente e socialista.

   «O presidente Donald Trump está errado, o futuro de Cuba está aqui. Com medidas de bloqueio adicionais ou sem elas, o futuro de Cuba é decidido por cubanos e cubanos», disse Rodríguez Parrilla.

   «Construímos nosso próprio curso e nos preparamos para um triunfo de sucesso nos próximos dias. Escrevemos juntos esta nova Constituição e votaremos em 24 de fevereiro», ratificou.

   O Governo Revolucionário da República de Cuba denunciou, em comunicado recentemente divulgado, a escalada de pressão e ações do governo dos Estados Unidos para preparar uma aventura militar disfarçada de «intervenção humanitária» na República Bolivariana da Venezuela e convocada a comunidade internacional se mobilize para evitar que seja consumida.

   É essencial lembrar que comportamentos semelhantes e pretextos semelhantes foram adotados pelos Estados Unidos no prelúdio das guerras que lançou contra a Iugoslávia, o Iraque e a Líbia, ao preço de imensas perdas de vidas humanas e enorme sofrimento.

   Bruno acrescentou que o governo dos EUA está tentando eliminar o maior obstáculo representado pela Revolução Bolivariana e Chavista ao exercício da dominação imperialista sobre Nossa América ​​e a desapropriação do povo venezuelano da primeira reserva de petróleo certificada do mundo e outras grandes reservas estratégicas e recursos naturais.

   «A soberania e a dignidade da América Latina e do Caribe e dos povos do Sul são decididas hoje na Venezuela. A sobrevivência das normas do Direito Internacional e da Carta das Nações Unidas também é decidida. É definido se a legitimidade de um governo emana da vontade expressa e soberana de seu povo ou do reconhecimento de potências estrangeiras», disse o texto.

   O Governo Revolucionário — afirma-se no documento — reitera sua firme e inabalável solidariedade com o presidente constitucional Nicolás Maduro Moros, a Revolução Bolivariana e Chavista e a união cívico-militar do seu povo, e apela a todos os povos e governos do mundo para defender a paz.

Fonte: Granma
https://pt.granma.cu/cuba/2019-02-20/cuba-pede-mobilizacao-pela-paz-e-contra-a-intervencao-imperialista-na-america-latina