Cuba já realizou 55 mil debates preparatórios ao Congresso do PC

26/01/2011 20:47

Do dia 1º de dezembro do ano passado até o dia 13 de janeiro último, em Cuba, tinham sido realizados 55 mil debates acerca das propostas de mudanças sociais e econômicas propostas pelo presidente Raúl Castro, através dos 291 artigos do "Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social”. O documento é a base para o VI Congresso do Partido Comunista de Cuba, que ocorrerá em abril.

O número corresponde a cerca de um terço das discussões previstas até o próximo dia 28 de fevereiro, quando se encerra a etapa dos debates que envolvem trabalhadores, vizinhos, estudantes e militantes comunistas.


"As propostas, sugestões, conceitos e considerações (feitas nas assembléias) são uma contribuição valiosa", disse o vice-presidente Esteban Lazo, citado pelo jornal Granma. Lazo disse que "é muito difícil levar adiante as transformações" propostas pelo governo, se não se conta "com o consenso de todos, com a opinião de todos".


A população cubana acolhe a convocação do presidente Raúl Castro para a participação através da manifestação livre do pensamento, inclusive com opiniões contrárias. "A Revolução necessita do pensamento de vocês, de seus conhecimentos, de sua criação, porque a cultura, hoje mais do que nunca, é Revolução”, apontou Lazo.


Com Blog Solidários