Cuba é vítima de terrorismo organizado pelos EUA, assegura ao governo

14/05/2020 01:58
Cuba é vítima do terrorismo organizado, financiado e executado pelos Estados Unidos, garantiu hoje o governo do Caribe depois de ser incluído na lista de países que 'não cooperam totalmente com os esforços antiterroristas' de Washington. O diretor-geral dos Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Carlos Fernández de Cossío, destacou no Twitter que há uma longa história de atos terroristas cometidos pelo governo dos Estados Unidos contra seu país.

 

Muitos desses atos com a cumplicidade das autoridades e indivíduos e organizações dos EUA que executam essas ações a partir do território americano, denunciou o diplomata na rede social. O Departamento de Estado dos EUA incluiu Cuba, Venezuela, Irã, Síria e República Popular Democrática da Coréia em sua lista de países que 'não cooperam totalmente' com seus esforços antiterroristas na quarta-feira.

O texto divulgado refere-se ao fato de que, com base nesses regulamentos, é proibida a venda ou licença para a exportação de artigos e serviços de defesa para esses Estados. Cuba não está nessa lista desde 2015, quando foi removida depois de permanecer nela por 33 anos, informou a mídia. A nação das Antilhas foi restabelecida devido à presença de membros do Exército Nacional de Libertação da Colômbia (ELN) e outras desculpas.

A mais recente das denúncias de Cuba de ações terroristas por Washington foi o ataque contra sua Embaixada nos Estados Unidos, sem resposta ainda do Executivo de Donald Trump.