Cuba decreta Dia de Vítimas do terrorismo de Estado

18/10/2010 13:33

O Conselho de Estado de Cuba aprovou um decreto-lei que declara oficialmente o ddia 6 de outubro de cada ano como o Dia das Vítimas do Terrorismo de Estado.

O país vai celebrar hoje uma solenidade na Sala Universal das Forças Aramadas Revolucionárias, em Havana, na qual participaram combatentes, seus familiares e representantes do povo cubano.


O decreto dispõe que nos dias 6 de outubro a bandeira cubana será içada a meio-mastro em determinado horário a ser definido nas entidades civis, militares e missões diplomáticas e consulares no exterior.


Cuba tem sido vítima de atos terroristas durante mais de meio século, insuflados pelos Estados Unidos, atos que retiraram a vida ou produziram graves ferimentos em milhares de pessoas, incluindo velhos, crianças e mulheres.


A decisão do Conselho de Estado orienta a recordação do crime ocorrida no dia 6 de outubro de 1976, quando uma aeronave da empresa Cubana de Aviação foi abatido em pleno vôo, o que resultou na morte de 73 pessoas.


Em sua maioria, as vítimas eram jovens. Os autores do atentado terrorista possuíam comprovados vínculos com a Agência Central de Inteligência dos EUA, a CIA. E ainda hoje gozam de amparo e impunidade em território norte-americano.


O governo cubano reafirmou sua decisão de condenar e enfrentar o terrorismo em todas as suas manifestações, em particular o terrorismo de Estado, onde quer que seja cometido e quaisquer que sejam as razões alegadas por seus autores.


Fonte: Prensa Latina