Cuba saúda Dilma e enaltece relações “muito boas” com o Brasil

03/11/2010 20:15

O governo de Cuba saudou nesta segunda-feira (1º/11) a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais do Brasil. Segundo a ilha socialista caribenha, há expectativas de que, com a futura presidente, cresçam as relações econômicas e políticas "muito boas" conquistadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"As relações de Cuba com o Brasil são muito boas, tanto no aspecto político quanto no econômico. Esperamos que com a presidente Dilma, que aproveitamos para felicitá-la, continuem se desenvolvendo", disse o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca.


O ministro destacou que o Brasil investe em diversos projetos em Cuba, como a exploração de petróleo. Os dois países, símbolos da integração latino-americana, colaboram na produção de fármacos, vacinas e energia renovável, além de ter um bom intercâmbio comercial.

 

"Temos parcerias com capital brasileiro. Com isso, as relações estão se desenvolvendo", explicou Malmierca, em declarações à imprensa na abertura da Feira Internacional de Havana, na qual neste ano as empresas brasileiras têm uma participação importante.

 

Durante o governo de Lula, antigo amigo do ex-presidente Fidel Castro, o Brasil se converteu no segundo maior parceiro de Cuba na América Latina, atrás da Venezuela. O comércio bilateral passou de US$ 200 milhões em 2003 a US$ 578 milhões em 2009.

 

Em sua última visita a Cuba, em fevereiro, Lula assinou dez acordos de cooperação. Os dois países criaram também uma empresa mista para a modernização e ampliação do Porto de Mariel, 50 quilômetros a oeste de Havana, para o qual o Brasil concedeu um empréstimo de 300 milhões de dólares.


Da Redação, com informações da AFP