Cuba apela à comunidade internacional para aliviar situação no Haiti

02/04/2010 14:39

O Haiti receberá doações por uns 10 bilhões de dólares, segundo últimos dados

 

HAVANA, Cuba, 31 mar (ACN) - Bruno Rodríguez Parrilla, ministro das Relações Exteriores de Cuba, apelou à generosidade e vontade política da comunidade de nações, ao falar hoje na Conferência de Doadores para o Haiti, realizada na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Nós precisamos da unidade do país caribenho ao invés de sua divisão em segmentos de mercado e projetos de caridade duvidosa, disse Rodríguez Parrilla perante os 136 delegados presentes, aos quis recordou a enorme dívida da comunidade internacional para com o Haiti, informou Prensa Latina.

Para o chanceler antilhano os países desenvolvidos têm a obrigação moral de fornecer recursos financeiros adicionais e uma maior cooperação, não só para a reconstrução do Haiti, mas especialmente para o seu desenvolvimento.

O chefe da diplomacia cubana chamou a ajudar o Haiti para beneficiar o povo haitiano, sobretudo, os mais pobres.

Ele explicou para a platéia que o programa de reconstrução e fortalecimento do sistema nacional de saúde no Haiti, que o governo daquela nação preparou, juntamente com Cuba, Venezuela e Brasil, também tem a colaboração de outros países e agências humanitárias.

Este sistema, se baseia, disse ele, em 101 centros de atenção primária à saúde que podem prestar serviços a 2,8 milhões de pacientes por ano, atender mais de um milhão de emergências médicas, além de implementar campanhas de vacinação na nação caribenha.

 

O ministro cubano disse que, na prática, o programa já está em andamento, porque, depois do terremoto estão trabalhando 23 centros de atendimento primário, 15 hospitais comunitários e 21 enfermarias de reabilitação.

Rodríguez informou que como parte do novo esquema médico, Cuba, Haiti e o Brasil assinaram um Memorando de Entendimento sobre o Fortalecimento do Sistema e Serviços de Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica.

Aliás, explicou que há onze anos trabalha naquele país a brigada médica cubana, que salvou nesse período 442.233 vidas.

De acordo com os últimos informes da mídia internacional o Haiti receberá dos doadores internacionais cerca de 10 bilhões de dólares, dos quais mais de 5 serão transferidos nos próximos 24 meses. 

 

Agência Cubana de Notícias