Conheça Díaz-Canel, o novo presidente de Cuba

19/04/2018 23:48

Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, foi eleito novo presidente de Cuba pela recém-instalada Assembleia Nacional do Poder Popular nesta quinta-feira (19). O dirigente máximo do Conselho de Estado do país obteve 603 dos 604 votos do parlamento. 

CubaDebate
O engenheiro eletrônico Díaz-Canel, de 57 anos, é o novo presidente de CubaO engenheiro eletrônico Díaz-Canel, de 57 anos, é o novo presidente de Cuba
Desde a revolução cubana, de 1959, Díaz-Canel é o primeiro presidente da ilha que não integra a chamada “geração Sierra Maestra”, ou seja, os combatentes da guerrilha que destituiu a ditadura de Fulgêncio Batista. Esta é a primeira vez que a maioria dos membros do governo não pertence a esta geração. 

Isso significa que Díaz-Canel inaugura um novo capítulo na história da pequena ilha comunista que, há quase 60 anos, resiste ao bloqueio e aos ataques do poderoso vizinho de cima, os Estados Unidos. 

O novo presidente vem sendo preparado para o cargo desde 2003, quando se tornou secretário do Partido Comunista de Cuba no estado de Holguín. De lá pra cá, sempre integrou a vida política do país. 

Em 2009 assumiu o Ministério da Educação, em 2012 ocupou o cargo de vice-presidente do Conselho de Ministros e um ano depois, chegou à vice-presidência do país, posto que ocupou até esta quinta-feira (18). 

Além disso, o engenheiro eletrônico Díaz-Canel foi deputado pelo município de Santa Clara e membro do Bureau do Partido Comunista de Cuba. Durante a juventude, foi secretário e vice-secretário da UJC, a juventude comunista de Cuba, em sua província, Villa Clara. 

Conselho de Estado 

Na manhã desta quinta-feira o parlamento elegeu também os demais membros do Conselho de Estado, ou seja, a nova linha de frente do governo cubano. O primeiro-vice-presidente do país é o sindicalista Salvador Valdés Mesa, de 72 anos. Foram anunciados também os demais cinco vice-presidentes, Ramiro Valdés Menéndez, Roberto Tomas Morales Ojeda, Gladys María Bejerano Portela, Inés María Chapman Waugh y Beatriz Jhonson Urrutia, além do secretário-geral e os 23 membros do Conselho.

Nesta nova etapa de Cuba, Raúl Castro continua atuando na vida política do país como secretário-geral do Partido Comunista. 
 

Do Portal Vermelho, Mariana Serafini