Cine/Debate: Os últimos dias de Hitler

08/05/2018 23:46

73º Aniversário da Vitória contra o nazifascismo

O surgimento do fascismo e sua vertente alemã, o nazismo, na década de 20 do século passado, foi uma resultante da crise geral do capitalismo na época. Foi a forma política terrorista que os círculos mais reacionários do grande capital criaram para enfrentar essa crise econômica e social às custas dos trabalhadores e dos povos do mundo, com a intensificação da exploração e da repressão contra o movimento popular e revolucionário. O nazifascismo também foi uma resposta para fazer frente ao prestígio político crescente da União Soviética (e dos partidos comunistas), que avançava na construção do socialismo e o apresentava concretamente para as massas populares de todo mundo como uma alternativa à crise, à exploração e opressão do capitalismo, do sistema imperialista. E assim exacerbou a luta de classes em nível mundial, que levou à deflagração da guerra entre os países imperialistas na disputa por fontes de matérias-primas, mercados e zonas de influência para a valorização do capital, uma guerra de extermínio contra povos inteiros.

A II Guerra mundial eclodiu, de forma aberta e oficial, com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1º de setembro de 1939. O centro da guerra imperialista se desenvolveu nas batalhas entre a Alemanha nazista e a URSS. E coube o peso fundamental na derrota do nazifascismo aos povos soviéticos e suas Forças Armadas, que lideraram os povos de todo o mundo na luta antifascista. Heroísmo, determinação e uma guerra de todo o povo derrotaram as tropas nazistas, culminando na tomada de Berlim, no começo de maio de 1945, com o alto comando alemão assinando a capitulação incondicional da Alemanha fascista. Praticamente o conflito mundial encerrou-se e a data de 9 de Maio é comemorada como o dia da vitória contra o nazifascismo.

Uma das batalhas épicas, talvez a maior na história de todas as guerras, foi a Batalha de Stalingrado. A ordem de guerra 227 do governo soviético era: “Nenhum passo atrás, Stalingrado não deve render-se ao inimigo”. Em fevereiro de 1943 todo o 6º exército e parte do 4º exército alemães foram capturados. O Exército Vermelho fez mais de 330 mil prisioneiros, entre eles o Marechal Von Paulus e 20 generais nazistas.

Na “Grande Guerra Pátria”, o povo soviético escreveu algumas das maiores epopeias da história da humanidade. O heroísmo do Exército Vermelho e dos guerrilheiros, o trabalho abnegado de todo o povo, velhos e jovens, homens, mulheres e crianças e a justa direção do Partido Comunista, unindo o povo, superaram as dificuldades na resistência à invasão alemã. Um dos feitos impressionantes realizado foi o transporte de toda a indústria do ocidente para o oriente, toneladas de máquinas foram transportadas por milhares de quilômetros Mais de 25 milhões de soviéticos deram suas vidas em defesa da Pátria Soviética, do socialismo e da humanidade.

Particularmente da década de 1950 em diante, num artifício nazista de repetir mil vezes uma versão mentirosa de um fato, os EUA gastaram rolos e rolos de filmes para fazer as novas gerações acreditarem (até os dias de hoje) que foram os norte-americanos que derrotaram os nazistas. Entre os raros filmes progressistas realizados nos EUA sobre a 2ª Guerra Mundial estão “O grande ditador”, de Chaplin (1940); “Casablanca”, de Michel Curtis (1942); “O Sabotador”, de Hitchcock (1942) e “A Batalha da Rússia”, de Frank Capra e Anatole Litvak (1943).

A vitória da URSS demonstrou toda a superioridade do socialismo sobre o capitalismo e o acerto do Partido Comunista da União Soviética em colocar em primeiro plano a questão política, a mobilização de todo o povo e não ver a guerra meramente como uma questão militar.

Realização: CeCac
Apoio: ACJM-RJ