Brasileiros reafirmam solidariedade à Revolução cubana

26/04/2010 10:51

HAVANA, Cuba, 21 abr (ACN) - Membros da Associação Cultural José Martí do Paraná reafirmaram sua solidariedade a Cuba e recusaram a campanha midiática contra a Revolução, orquestrada pelos Estados Unidos e a Europa.

Durante a IV Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba, efetuada neste final de semana no teatro da Biblioteca Municipal de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, foi exibido um documentário sobre a guerra permanente de Washington contra a ilha desde o século XIX até hoje, reporta a PL.

O diretor da Biblioteca Municipal, Cláudio Fajardo, ressaltou que ser solidário com a maior das Antilhas é ser solidário com a luta dos povos latino-americanos.

Recordou que durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) um jovem foi preso pelo simples fato de comprar uma revista com a foto do comandante guerrilheiro Ernesto Che Guevara em sua portada.

Por sua vez, o cônsul geral de Cuba em São Paulo, Carlos Trejo, afirmou que o encontro coincidia com o 49° aniversário da proclamação do caráter socialista da Revolução cubana, em um dia antes da invasão mercenária por Praia Girón (Baía dos Porcos), derrotada em menos de 72 horas, no que constituiu a primeira derrota militar do imperialismo norte-americano na América Latina.

Depois de fazer uma síntese dos principais momentos da solidariedade entre os dois países, Trejo afirmou que “hoje mais que nunca, Cuba precisa deste apoio militante, pois as ameaças são diferentes, mas não menores”.

Por sua vez, o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, asseverou que a proclamação do caráter socialista da Revolução constitui um momento de glória e dignidade, pois ocorreu na véspera a que o povo cubano enfrentasse uma invasão militar mercenária, apoiada por Estados Unidos.

Para o diplomata, o momento é de ações e lutas, de pensar e refletir sobre o que há por trás dessa campanha midiática contra seu país.

“Aqui há representantes de organizações e pessoas solidárias a Cuba e por isso confiamos em vocês para vencerem, mais uma vez, as agressões e provocações do imperialismo mundial", salientou.

Agradeceu o apoio dos amigos solidários do Paraná à justa causa pela libertação de cinco lutadores antiterroristas cubanos: René González, Antonio Guerreiro, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Fernando González, presos injustamente nos Estados Unidos desde há mais de 11 anos.

 

Agência Cubana de Notícias