Bloqueio dos EUA contra Cuba prejudica luta contra aids

13/10/2011 23:53

O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba impede a cooperação entre a ilha e os organismos multilaterais internacionais relacionados com a luta contra a aids.
Em janeiro de 2011, o governo dos Estados Unidos reteve US$ 4,2 milhões que o Fundo Mundial da luta contra a aids, a tuberculose e a malária destinou à ilha.

Esses recursos seriam usados na execução de projetos de cooperação com a nação antilhana para combater a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e a tuberculose.

“Este ato deliberado impediu a execução de três projetos, cujo notável impacto nos segmentos da população afetada são conhecidos”, pontua um informe sobre a resolução 65/6 da Assembleia Geral das Nações Unidas, intitulada "Necessidade de colocar um fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos de América contra Cuba".

A ação é ainda mais grave porque afeta os fundos destinados à capacitação, prevenção e tratamento de pessoas afetadas pela aids e pela tuberculose, em particular a compra de medicamentos, antirretrovirais e alimentos necessários para os doentes.

“Apesar dos intensos e crescentes pedidos da comunidade internacional ao governo estadunidense para uma mudança com relação a Cuba, o presidente Barack Obama mantém intacta essa política”, lembra o texto.

O dano econômico direto ocasionado diretamente à nação antilhana – levando em consideração a depreciação do dólar com relação ao valor do ouro no mercado financeiro internacional – seria superior a US$ 975 bilhões.

Fonte: Prensa Latina