Anúncio no Washington Post exige liberdade para os Cinco Cubanos

08/05/2012 01:33

Um anúncio de página completa foi publicado nesta segunda-feira (30) no jornal The Washington Post, da capital dos Estados Unidos, exigindo a imediata libertação dos cinco antiterroristas cubanos condenados injustamente no país desde 1998.


O anúncio, colocado pelo Comitê Nacional para Libertar os Cinco Cubanos, foi publicado no jornal graças ao esforço de mais de 325 organizações que contribuíram com arrecadações.

A página do Washington Post que aparece na edição desta segunda-feira pede a libertação de Gerardo Hernández, Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerreiro e René González, detidos desde 12 de setembro de 1998, e submetidos a um viciado processo judicial com fins políticos.

Os cinco antiterroristas cubanos foram presos, julgados e injustamente condenados por monitorarem grupos extremistas anti-cubanos com base em Miami, que organizam ações terroristas contra Cuba.

Glória Riva, coordenadora do Comitê, declarou que cada centímetro de cobertura dos jornais, cada minuto da televisão e da rádio sobre os Cinco – como são conhecidos mundialmente – e sua missão antiterrorista, e a campanha por sua liberdade tem sido uma luta.

"É por isso que decidimos publicar um anúncio de página completa no Washington Post – sublinhou Riva – para exigir que a classe política, desde o presidente norte-americano, Barack Obama, até os membros do Congresso e o Departamento de Justiça, corrijam esta terrível injustiça e libertem os Cinco".

"Estamos profundamente agradecidos a tantas pessoas que ajudaram para que a publicação deste anúncio fosse possível", agregou a ativista norte-americana.

O The Washington Post é o jornal mais lido na capital estadunidense, e o sexto maior do país, com uma circulação impressa diária que supera meio milhão de exemplares e 1,08 milhão de leitores diários.

Segundo a empresa Nielsen Ratings, é o jornal mais lido no Congresso e no Poder Executivo e o único jornal que os líderes políticos em Washington leem em um dia atarefado, destaca o comunicado do Comitê.

O grupo de solidariedade aos cinco antiterroristas cubanos publicou seu primeiro anúncio de página completa no The New York Times, em 3 de março de 2004, no que foi até aquele momento a maior exposição do caso nos meios de comunicação.

Desde então, tem publicado anúncios em outros, e levado a cabo numerosas conferências de imprensa como parte de uma estratégia de meios para romper o muro de silêncio que cerca o caso.

Fonte: Prensa Latina