26 de Julho: Ato contra o Bloqueio

20/07/2019 21:00


DIA; 26 DE JULHO
HORÁRIO: das 15 h às 17 h
LOCAL: Praça 4 de julho - Avenida Presidente Wilson 150


Pelo fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro
imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba!

Cuba é vítima de um genocida bloqueio econômico, comercial, financeiro e midiático, imposto desde 1962 pelos Estados Unidos.
Tal bloqueio é a maior expressão de uma política cruel e desumana, carente de legalidade e legitimidade e deliberadamente desenhada para provocar fome, doenças e desespero da população cubana. O bloqueio ainda impede viagens educacionais ‘povo a povo’ que necessitam, novamente, do patrocínio de determinadas organizações; prejudica projetos científicos que eram desenvolvidos por intercâmbio entre cientistas dos dois países e interfere na liberdade de viajar do próprio povo estadunidense.

Este ano, a partir de maio, os EUA resolveram aprofundar o bloqueio que se tornou mais agressivo, com a intensificação da pressão política e ideológica e a aplicação da Lei Helms-Burton, que tem acentuado caráter colonialista.

Esse bloqueio não interfere apenas nas relações entre Cuba e os EUA, mas na relação com a maior parte dos países, pois essa lei reforça ainda mais as duras restrições para os cidadãos norte-americanos que viajem a Cuba: acrescenta, por exemplo, proibições para barcos de todos os tipos dos Estados Unidos atracarem na ilha e proíbe imediatamente que navios de cruzeiro visitem o país, o que dificulta o turismo que é a principal fonte de divisa da ilha.

#NoMasBloqueo