Sessões da 4ª Reunião Plenária do Comitê Central

23/12/2017 14:07
Photo: Estudio Revolución

Presidido por seu primeiro-secretário, general-de-exército Raúl Castro Ruz, teve sessões na quarta-feira, dia 20, a 4ª Reunião Plenária do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.

O segundo-secretário do Comitê Central, José Ramón Machado Ventura, informou sobre o trabalho realizado pelo Bureau Político, em especial o referido ao controle do cumprimento dos acordos aprovados no 7º Congresso do Partido.

Mediante suas diferentes comissões – disse – foram analisadas as políticas e demais questões relacionadas com a implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução, bem como os principais aspectos econômicos e sociais do país.

Mais adiante, o titular de Economia e Planejamento, Ricardo Cabrisas Ruiz, expôs o relatório sobre o comportamento da economia em 2017 e a proposta do Plano da Economia e o anteprojeto do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Por seu lado, o chefe da Comissão Permanente para a Implementação e o Desenvolvimento, Marino Murillo Jorge, explicou aos membros do Comitê Central o estado da implementação das Diretrizes.

Os dois últimos temas serão apresentados nesta quinta-feira aos deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular no 10º Período Ordinário de Sessões da atual Legislatura.

Antes de concluir a reunião, o primeiro-secretário apontou que em março do ano próximo será realizada uma Reunião Plenária do Comitê Central com o fim de aprofundar nas experiências obtidas durante o processo de implementação das Diretrizes, bem como na projeção estratégica para anos futuros.

Igualmente, fez questão na necessidade de dar um maior impulso à situação da habitação no país, para o qual se trabalha na confecção de um programa mais abrangente, que inclui as diferentes tecnologias de construção e potencia a produção local de materiais, vinculados com as produções nacionais necessárias, no interesse de buscar soluções mais integrais e ágeis a esta problemática.