Relato da Audiência Pública sobre revalidação dos diplomas de médicos brasileiros formados em Cuba

14/09/2009 20:22

 


Relato da Audiência Pública sobre revalidação dos diplomas de médicos brasileiros formados em Cuba

 

 

No último dia 20 de agosto a Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba com o apoio do Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba (MPSC) e da Associação dos Familiares e Amigos dos Estudantes Brasileiros em Cuba (AFAC), promoveu uma audiência pública para discutir a revalidação dos diplomas dos médicos brasileiros formados em Cuba na Assembléia Legislativa de São Paulo. Mais de 200 pessoas, representantes de várias entidades e movimentos sociais, lotaram o auditório Franco Montoro da Assembléia.

Compuseram a mesa: o Deputado Estadual Raul Marcelo como coordenador, os Deputados Estaduais Vicente Cândido e José Cândido, ambos do PT, Frei David pela Educafro, Douglas Belchior pela Uneafro, Marcelo Chaves pela AFAC, Cléber Firmino representando os médicos formados em Cuba, Maria do Carmo Carpintéro, presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (CONSEMS) e Jorge Carlos Machado Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina.

O destaque ficou por conta da ausência da Ana Estela Hadad, representante do Ministério da Saúde e coordenadora do grupo de trabalho interministerial, criado para debater e encaminhar soluções institucionais para essa questão da revalidação. Ana Hadad havia confirmado a sua presença e era aguardada com muita expectativa, devido à sua condição privilegiada como interlocutora do Executivo que articula os setores envolvidos na questão (Universidades, Legislativo Federal, médicos, entre outros). Ela detém, portanto, informações cruciais e que seriam de grande valia para a audiência.

Leia o relato na íntegra clicando aqui

 

Formação com candidatos a Brigadistas 2010


O MPSC realizará duas reuniões de formação preparatórias para os candidatos a Brigadistas em São Paulo. Serão duas reuniões para possibilitar uma maior participação, mas a temática de ambas será a mesma, portanto é necessário participar somente de uma.

Os interessados a participar da Brigada devem preencher a ficha de inscrição que está no site do Movimento (para acessar a ficha, clique aqui) e enviá-la por email para contato@solidariedadeacuba.org.br.

Importante: As reuniões formativas fazem parte dos critérios de seleção para os candidatos a Brigadistas.

Datas: 12/09, sábado, às 15h e 14/09, segunda-feira, às 19h
Local: JOC - Rua Condessa de São Joaquim, 215, próximo ao metrô São Joaquim


AFAC promoverá ato público no dia 08 DE OUTUBRO


Em memória do assassinato de Che Guevara, que era médico e foi inspirador de uma nova ética e novos valores que guiam a prática do sistema de formação hoje em Cuba, a AFAC promoverá um ato público pela revalidação dos diplomas dos estudantes brasileiros formados em Cuba e denunciando as debilidades do sistema de saúde brasileiro.

Ainda estamos organizando o ato, avaliando melhor local, horário e formato, assim que tivermos maiores detalhes informaremos.

Reserve sua agenda!

MPSC - Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba
www.solidariedadeacuba.org.br

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.