Raúl Castro é confirmado como presidente de Cuba

25/02/2013 22:12

O general de Exército Raúl Castro Ruz foi confirmado neste domingo (24) como presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros da República de Cuba pela recém-empossada Asambleia Nacional do Poder Popular em sua oitava legislatura, em uma jornada emotiva e transcendente na qual esteve presente o líder da Revolução cubana, Fidel Castro Ruz.


Os membros do parlamento elegeram como primeiro vice-presidente de ambos os órgãos Miguel Díaz Canel Bermúdez, de 52 anos, que até agora era vice-presidente do Conselho de Ministros, depois de ter ocupado importantes responsabilidades partidárias em duas províncias cubanas e como ministro da Educação Superior.

O órgão máximo de poder do Estado cubano, que a partir deste domingo é presidido por Esteban Lazo Hernández, eligeu também, por voto secreto e direto cinco vice-presidentes, o secretário e 23 membros do Consejo de Estado, dentre eles 17 eleitos pela primeira vez, e 13 mulheres. Ocupam as vice-presidências José Ramón Machado Ventura, Ramiro Valdés Menéndez, Gladys Bejerano, Mercedes López Acea e Salvador Valdés Mesa. Homero Acosta foi reeleito como Secretário.

Leia mais: Nova geração assumirá responsabilidade de construir o socialismo

Os demais 23 integrantes do Conselho de Estado representam a geração histórica, dirigentes do Estado, quadros principais da União de Jovens Comunistas e das organizações de massas, representantes dos órgãos do Poder Popular, dirigentes de empresas, cientistas e intelectuais.

Ao apresentar a proposta, Amarilis Pérez Santana, presidenta da Comissão de Candidaturas, ressaltou a qualidade de sua composição, conformada, a partir da mais ampla e intensa consulta aos deputados e sob a premissa de garantir continuidade e renovação do órgão máximo de direção do Estado que terá a responsabilidad de implementar os lineamentos do Partido e da Revolução para o desenvolvimento econômico e social da nação, aprovados no último Congresso do Partido.

Em sua primeira decisão depois de tomar posse em seus cargos, o Conselho de Estado propôs o nome de Miguel Díaz Canel Bermúdez para ocupar também a primeira vice-presidência do Conselho de Ministros e ratificar a integração atual desse órgão de governo.

Cubadebate