Raúl reitera disposição de diálogo a congressistas dos EUA

21/04/2009 18:34

O presidente cubano, Raúl Castro, expressou a ''disposição de seu país de dialogar sobre qualquer assunto'' com os Estados Unidos, ''com a premissa de igualdade soberana entre os estados''. A afirmação foi feita durante um encontro com sete congressistas democratas americanos que o visitaram ontem. O encontro aconteceu uma semana depois da apresentação, no Congreso dos EUA, de um projeto bipartidário - ainda em análise - que acaba com todas as restrições de viagens e envio de remessas à ilha.

De acordo com uma nota oficial divulgada hoje pelo site Granma, o estadista da ilha também condicionou o intercâmbio ao absoluto respeito ''à independência nacional e ao direito inalienável de cada povo à autodeterminação'', segundo o texto, uma posição ''inváriavel'' mantida por Cuba ''durante 50 anos''.

Os sete membros do grupo afro-americano no Congresso dos Estados Unidos, liderados pela californiana Barbara Lee, chegaram na sexta-feira passada a Cuba em busca de contatos para começar a normalizar as relações entre os dois países, após décadas de confronto.

O comunicado afirma que, na reunião de Raúl Castro com os congressistas, houve uma ''ampla troca de critérios'' e foi abordada ''a possível futura evolução das relações bilaterais e os vínculos econômicos, depois da chegada ao poder de uma nova administração americana'', presidida por Barack Obama.

A visita dos congressistas, que terminará amanhã, ocorre no momento em que a imprensa americana menciona a possibilidade de que Obama suspenda as restrições para que os americanos e residentes nos EUA possam viajar à ilha e mandar remessas a suas famílias, em um primeiro gesto de aproximação a Havana.

Com agências