Preside Raúl Castro ato por aniversário dos órgãos de segurança cubanos

01/04/2009 23:22

HAVANA, Cuba, 26 mar (ACN) - Raúl Castro, presidente de Cuba, assistiu hoje ao ato central pelo 50º aniversário da fundação dos Órgãos da Segurança do Estado (OUSE).

Acompanhado pelo Comandante da Revolução Ramiro Valdés e os membros do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba Esteban Lazo, Abelardo Colomé e Pedro Sáez, Raúl inaugurou em Havana a primeira etapa do monumento Bosque dos Mártires dos OUSE.

Mais adiante percorreu áreas do local próximo do Mausoléu do Cacahual, onde jazem os restos do General Antonio Maceo (1845-1896) e de seu ajudante, o capitão Panchito Gómez Touro.

À cerimônia assistiram também o Comandante da Revolução Guillermo García e familiares de Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González, presos injustamente nos Estados Unidos por monitorarem grupos que planejavam ações subversivas contra Cuba, entre outros convidados.

Os presentes na celebração desfrutaram de uma atividade cultural na qual se apresentaram estudantes da Escola Nacional de Espetáculos, o coro Scola Cantorum Coralina, solistas e declamadores dos poemas Nossa Convicção e Sem reverso, de Antonio Guerrero.

Em 26 de março de 1959 surgiu o Departamento de Informação e Investigações das FAR (DIIFAR), que no final de ano adotou a nomenclatura de Departamento de Informação G-2 MINFAR.

Pouco depois, em seis de junho de 1961, o Conselho de Ministros do Governo Revolucionário promulgou a Lei n° 940 para a criação do MININT, onde se incorporou o G-2 MINFAR com a nomenclatura de Departamento de Segurança do Estado (DSE), que conserva até hoje.

Agência Cubana de Notícias

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.