Nota Informativa no 4 do Estado-Maior Nacional da Defensa Civil em relação a Irma

09/09/2017 00:36
INSMET Photo: 

De acordo com o Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia, o furacão Irma continua sendo um sistema de grande intensidade, agora com ventos máximos sustentados de 250 km/h, limite superior de um furacão categoria 4 na escala Saffir-Simpson.

Às 06h00 de hoje seu centro foi estimado a uns 168 quilômetros ao norte de Punta de Maisí, Guantánamo e a 180 quilômetros ao leste-nordeste de Punta Lucrecia, Holguín. Mantém o rumo ao oeste-noroeste a razão de 26 quilômetros por hora (km/h) e continuará deslocando-se, diminuindo sua velocidade de translação, com similar rumo, próximo à costa norte das regiões oriental e central de Cuba.

Levando em conta que é iminente seu impacto em nosso território, decidiu-se estabelecer a Fase de Alarme para as províncias de Villa Clara, Sancti Spíritus, Cienfuegos e Matanzas, a Fase de Alerta para Mayabeque, Havana e Artemisa e a Fase Informativa para Pinar del Río, a partir das 10h00. O resto das províncias continuam em Fase de Alarme. O município Especial da Ilha da Juventude deve manter-se atento às informações que se estão emitindo.

Os órgãos e organismos estatais, entidades econômicas e instituições sociais das províncias que passam à Fase de Alarme devem cumprir as ações previstas em seus respectivos planos, limitar o movimento de pessoas e de meios de transporte, bem como outras atividades que possam pôr em risco a vida.

Orienta-se à população manter-se informada sobre a evolução deste furacão mediante os avisos de ciclone tropical emitidos pelo Instituto de Meteorologia e as orientações da Defesa Civil e cumprir disciplinadamente as medidas que se indiquem pelas autoridades locais.

Estado-Maior Nacional da Defesa Civil