"Fidel era como um pai para mim”, diz jovem resgatado por Cuba dos EUA

29/11/2016 00:55


Divulgação
Na adolescência Elián se tornou próximo a Fidel e mais tarde se filiou à Juventude do Partido ComunistaNa adolescência Elián se tornou próximo a Fidel e mais tarde se filiou à Juventude do Partido Comunista

Elián tinha 5 anos quando sua mãe resolveu deixar Cuba para tentar a vida nos Estados Unidos e durante a travessia morreu em um acidente. Ele conseguiu se salvar e foi regatado na costa norte-americano e entregue à família que morava no país. Porém, foi afastado de seu pai, que vivia na ilha.

A disputa entre o pai de Elián e os parentes nos Estados Unidos virou uma questão diplomática no mento que Fidel Castro interviu em defesa do retorno da criança.

O então presidente encabeçou grandes manifestações em Cuba que exigiam a libertação da criança para que pudesse voltar aos braços do pai, em Cuba. 

À época, Fidel, que era presdiente do país, afirmou que o regresso do pequeno Elián foi "a maior batalha enfrentada pelo povo cubano". 

Aos 22 anos, Elián é engenheiro e fala sobre a dor de perder Fidel. “Ele era como um pai pra mim, eu gostava de mostrar a ele tudo o que conseguia. Ainda há coisas que eu gostaria de ter lhe mostrado, para deixá-lo orgulhoso”.

Para ele, o processo revolucionário não será abalado com a morte de Fidel. “Não está certo falar de Fidel no passado, mas sim no futuro. Hoje, mais que nunca, ele é onipresente. Fidel nos preparou para este exato momento, porque foi precisamente isso que ele fez: nos ensinou a voar, a sonhar e agora isso é com a gente. Agora não o temos mais do nosso lado, é nosso dever seguir o caminho, é nosso dever completar a revolução”.

 


De volta a Cuba, sob a proteção do pai, Elián comemorou o aniversário de 7 anos na companhia dos colegas de classe 

 

Depois do regresso do pequeno, Fidel sempre manteve uma relação muito próxima com a família. Na adolescência, Elián se filiou à Juventude do Partido Comunista e mais tarde ingressou em uma academia militar, onde foi cadete por algum tempo. Em julho deste ano se formou em Engenharia Industrial na Universidade Camilo Cienfuegos.


 

Do Portal Vermelho, com agências

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.